G1 Mundo

Maior hospital de Gaza está funcionando sem eletricidade, alerta ONG

today11 de novembro de 2023 9

Fundo
share close

O hospital Al-Shifa, o maior de Gaza, está funcionando sem eletricidade depois de ser bombardeado várias vezes nas últimas 24 horas, informou neste sábado (11) a ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF).

A organização também disse que perdeu contato com um cirurgião que está no hospital al-Quds e que recebeu relatos de que outros centros médicos, como o hospital Al Rantisi, estão cercados por tanques israelenses.

Em relação ao hospital Al-Shifa, o MSF afirmou que ele perdeu a energia elétrica na sexta-feira (10), mas que o local segue operacional, “apesar dos ataques regulares e da escassez”.



Neste sábado, o Ministério da Saúde de Gaza, controlada pelo Hamas, afirmou que as operações no Al Shifa tinham sido suspensas por falta de combustível. “Como resultado, um recém-nascido morreu dentro da incubadora, onde há 45 bebês”, disse um porta-voz.

Maior hospital da Faixa de Gaza para de funcionar por falta de combustível, diz Ministério da Saúde do Hamas

Maior hospital da Faixa de Gaza para de funcionar por falta de combustível, diz Ministério da Saúde do Hamas

O Exército de Israel, por sua vez, afirmou à rede americana CNN que está empenhado em “combates intensos e contínuos” contra o Hamas perto do Al-Shifa, mas não afirmou se foi o responsável pelo ataque ao complexo de saúde.

As Forças de Defesa de Israel alegam que o Hamas tem usado hospitais de Gaza como centros de comando e, por isso, estes locais precisam ser evacuados.

Segundo o MSF, um “bombardeio ininterrupto impede a evacuação de pacientes e funcionários” do Al-Shifa. A organização afirmou que sua equipe testemunhou pessoas sendo baleadas enquanto tentavam fugir do local.

“Há muitos pacientes operados que não conseguem andar. Eles não podem evacuar”, disse o cirurgião do MSF no Al-Shifa Mohammed Obeid. “Precisamos de uma ambulância para movê-las, mas não temos ambulâncias para remover todos esses pacientes”.

Brasileiros estão na expectativa para sair da Faixa de Gaza

Brasileiros estão na expectativa para sair da Faixa de Gaza




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

exercito-de-israel-interceptou-ataques-do-grupo-hezbollah

G1 Mundo

Exército de Israel interceptou ataques do grupo Hezbollah

Os lançamentos, segundo as forças de defesa israelenses, foram detectados pelos postos de controle na região da fronteira e eram direcionados para a área de Margaliot - um assentamento rural de maioria judia. Em resposta aos ataques, o Exército disse que atacou uma série de infraestruturas usadas pelo Hezbollah por via aérea, ao mesmo tempo em que disparava fogo com sua artilharia. O Hezbollah se envolveu na guerra entre Israel […]

today11 de novembro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%