G1 Mundo

Maior narcossubmarino da história da Colômbia é apreendido com 3 toneladas de cocaína

today13 de maio de 2023 9

Fundo
share close

O maior narcossubmarino da história da Colômbia, com 30 metros de comprimento e três de largura, foi apreendido no Oceano Pacífico com três toneladas de cocaína, informou a Marinha colombiana nesta sexta-feira (12).

O veículo foi detido na terça-feira quando seguia para a América Central, em uma das rotas mais utilizadas para o tráfico ilegal para os Estados Unidos, o principal consumidor mundial da cocaína colombiana.

Imagens compartilhadas pelas autoridades mostram uma embarcação em terra firme, rodeada de centenas de pacotes de drogas camuflados com etiquetas da Toyota e, no centro, três homens detidos.



Trata-se do semissubmersível de maiores dimensões identificado desde que se tem registros (1993) do maior produtor de cocaína no mundo. Em três décadas, a Marinha apreendeu 228 veículos deste tipo, que saem carregados com toneladas de droga do Oceano Pacífico até os Estados Unidos e cruzam o Atlântico até chegar à Europa.

De nacionalidade colombiana, os tripulantes detidos asseguraram ter sido “obrigados por uma organização narcotraficante a embarcar e levar o semissubmersível com o alcaloide até a América Central”, de acordo com o boletim.

Após a operação, os homens de 63, 54 e 45 anos foram levados a Tumaco para serem apresentados à Justiça.

Segundo cálculos da Marinha, a apreensão representou um prejuízo de 103 milhões de dólares (cerca de 507 milhões de reais na cotação atual) para a organização.

Fabricadas na Colômbia, estas embarcações rústicas e rápidas viajam no nível da superfície da água, percorrem distâncias mais longas que lanchas e são difíceis de rastrear pelas autoridades.

A legislação do país castiga o uso, construção, comercialização, posse e transporte de semissubmersíveis com penas de até 14 anos de prisão.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

apos-dois-massacres,-milhares-de-manifestantes-pedem-por-mais-seguranca-na-servia

G1 Mundo

Após dois massacres, milhares de manifestantes pedem por mais segurança na Sérvia

Na Sérvia, dezenas de milhares de pessoas protestaram nesta sexta-feira (12) exigindo melhor segurança, proibição de conteúdo violento na TV e a renúncia de ministros. A manifestação foi a segunda do tipo em menos de uma semana e aconteceu poucos dias após dois tiroteios em massa deixarem 17 vítimas no país. Multidões bloquearam uma avenida importante e um entroncamento rodoviário na capital Belgrado e uma ponte sobre o rio Sava, […]

today13 de maio de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%