G1 Santos

Maior prova de 10 km do país faz homenagem à Pelé, com camisa 10 e mais de 21 mil pessoas em Santos, SP; VÍDEOS

today21 de maio de 2023 17

Fundo
share close

A 37º edição dos 10 KM Tribuna FM-Terracom reuniu, segundo a organização, mais de 21 mil pessoas em Santos, no litoral de São Paulo, neste domingo (21). A prova é considerada a maior de 10 km no país nesta distância e, neste ano, homenageia o Rei Pelé. Os filhos do Rei participaram da largada da corrida, onde todos os atletas ganharam camisas brancas com o 10 nas costas, número que foi eternizado pelo ídolo do futebol.

Um dos mais momentos marcantes aconteceu por volta das 8h. Antes da largada, os organizadores estenderam uma faixa com os dizeres ‘Obrigado, Pelé’. Em seguida, houve um minuto de palmas e uma revoada com 200 bexigas com gás hélio, levando sementes de árvores, para eternizar a memória pela Cidade.

Prova 10 KM Tribuna FM fez homenagem a Pelé, em Santos — Foto: Daniel Gois



A família de Pelé esteve representada pelos filhos dele Edison Cholbi Nascimento, o Edinho, e a filha Flávia Arantes do Nascimento. Ela participou da prova e falou da emoção de estar em uma corrida em homenagem ao pai.

“Na verdade, na corrida toda tive que administrar o emocional. Logo na largada, na hora do túnel, aquela foto dele, o sorriso. É bem difícil. Mas, é um orgulho porque eu recebi esse DNA dele, de correr, de amar o esporte, de tentar se superar sempre. Então, foi muito especial. Obrigada Santos, Tribuna, maravilhosa a corrida. Muito, muito obrigada”, disse Flávia, emocionada.

Filha e netos de Pelé falam sobre corrida em homenagem à Pelé

Filha e netos de Pelé falam sobre corrida em homenagem à Pelé

Os netos de Pelé, Octavio Felinto Neto e Arthur Arantes do Nascimento também participaram da prova. “Foi um momento muito emocionante porque ela (Sandra) conseguiu completar a corrida, que é uma coisa que ela faz todo o dia, ainda mais uma em homenagem ao meu avô”, falou Arthur.

“Tudo que a gente passou recentemente, em relação a perda do meu avó, abalou a família como um todo. Uma homenagem dessa, não só da Tribuna, não só da corrida em si, mas das pessoas que estão junto, a energia do pessoal correndo a favor disso. Na chegada, dando o soquinho para o alto. Tudo isso faz com que conforte o coração da nossa família”, disse Octavio.

Flavia, filha de Pelé, fala sobre corrida de rua em homenagem ao pai em Santos — Foto: Reprodução

A corrida foi iniciada com a largada das pessoas com deficiência (PCD). Logo depois, começaram a correr os atletas da elite feminina e masculina e na sequência, as largadas em ondas dos amadores, a cada 10 minutos. No total, foram 11 largadas seguidas, garantindo muita movimentação. Os famosos pelotões, formados por empresas, clubes, academias e associações, também fazem parte da festa.

A prova foi realizada em um percurso totalmente plano, ao nível do mar, feito em grandes retas em vias largas. O início é na Rua João Pessoa, no Centro e a chegada é na Praia do Gonzaga, junto à Fonte Luminosa, sendo os dois últimos quilômetros pela orla, tendo os jardins e o mar como cenário.

A competição de rua é conhecida como a prova de 10 km mais rápida do Brasil. Para realizar a prova, além da organização, equipes da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Esportes (Semes), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) e área médica foram mobilizadas.

Maior corrida de rua do Brasil na distância de 10km reúne mais de 21 mil pessoas em Santos — Foto: Silvio Luiz

O atleta Wendel Jeronimo Souza concluiu o percurso em 29min07s, e levou a medalha de ouro na categoria elite masculino. Vestus Cheboi Chemjor ficou em segundo lugar com 29min11s e Gilmar Silvestre Lopes em terceiro com 29min33s.

atleta Wendel Jeronimo Souza concluiu o percurso em 29min07s, e levou a medalha de ouro na categoria elite masculino dos 10 Km Tribuna FM, em Santos — Foto: Vanessa Rodrigues

Na categoria feminina, Francine dos Santos Moura atravessou a linha de chegada aos 34min34s e foi a campeã da prova. Marcela Cristina Gomes Cordeiro ocupou a segunda posição com 34min47s e Larissa Marcelle Moreira Quintão ficou em terceiro com 34min39s.

Na categoria feminina, Francine dos Santos Moura, venceu os 10 km Tribuna FM — Foto: Vanessa Rodrigues

Prova 10 KM Tribuna FM fez homenagem a Pelé, em Santos, e reuniu cerca de 21 mil participantes — Foto: Silvio Luiz

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-inicia-semana-do-brincar-na-proxima-segunda-feira 

Prefeitura de Guarujá

Guarujá inicia Semana do Brincar na próxima segunda-feira 

Neste ano, a ação que termina no próximo dia 26, traz como tema ‘A Natureza do Brincar’; programação quer incentivar o contato com a natureza e também trabalhar valores de sustentabilidade ambiental entre a comunidade escolar Brincar é essencial para o desenvolvimento intelectual, emocional e também social de toda criança. É com base nessa premissa que a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realiza a Semana […]

today21 de maio de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%