G1 Mundo

Mais de 100 mil pessoas vão às ruas em Israel para protestar contra reforma do Judiciário

today6 de maio de 2023 15

Fundo
share close

A reforma daria ao governo o controle sobre a nomeação de juízes para a Suprema Corte e permitiria que o Parlamento anulasse muitas decisões. A mudança está em curso, mas foi suspensa depois que israelenses foram às ruas para maiores protestos já vistos no país.

O governo diz que juízes ativistas estão exercendo funções que deveriam ser do Parlamento e afirma que a reforma é necessária para restaurar o equilíbrio entre o judiciário e os políticos eleitos.

Os críticos dizem que isso removerá os freios e contrapesos que sustentam um Estado democrático e entregará poder irrestrito ao governo.



Governo funciona mal, dizem pesquisas

Cinco meses após o início do mandato da coalizão de extrema-direita, 74% dos israelenses acham que o governo está funcionando mal, de acordo com uma pesquisa divulgada pela emissora pública israelense na sexta-feira.

Multidões se reuniram no centro de Tel Aviv no sábado em uma demonstração de desafio contra os planos que veem como uma ameaça existencial à democracia israelense.

O Canal 12 de Israel estimou que 110 mil pessoas se manifestaram apenas em Tel Aviv, com outras manifestações realizadas em cidades de todo o país.

A reforma planejada foi suspensa na tentativa de dar tempo ao presidente israelense Isaac Herzog, que tem mais um papel cerimonial, para intermediar um compromisso entre a coalizão e a oposição que poderia ver a legislação suavizada, mas até agora as negociações de compromisso não foram fruto nascido.

Os manifestantes agitaram as bandeiras israelenses azuis e brancas que se tornaram uma marca registrada dos protestos nos últimos três meses.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

exercito-e-paramilitares-em-combates-no-sudao-se-encontram-para-1a-tentativa-de-negociacao-de-paz

G1 Mundo

Exército e paramilitares em combates no Sudão se encontram para 1ª tentativa de negociação de paz

Enviados do exército do Sudão e das Forças de Apoio Rápido paramilitares (RSF) estão em Jeddah para conversas neste sábado (6), disse o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, enquanto os mediadores internacionais do encontro pressionam pelo fim do conflito que devastou o país africano. A iniciativa proposta por EUA e Arábia Saudita é a primeira tentativa séria de acabar com três semanas de combates que transformaram partes da […]

today6 de maio de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%