G1 Santos

Mais de 140 aves silvestres são apreendidas dentro de veículo no Vale do Ribeira, SP; VÍDEO

today18 de abril de 2024 3

Fundo
share close

A Polícia Militar Ambiental apreendeu 148 pássaros silvestres e uma tartaruga em Iporanga, no Vale do Ribeira, no interior de São Paulo. Os animais estavam em gaiolas, sem espaço suficiente para se locomoverem, e em condições precárias. Os policiais encontraram os animais dentro de um veículo na Rodovia Benedito Pascoal de França (SP-165) (veja no vídeo acima).

Segundo apurado pelo g1, agentes da PM Ambiental realizavam patrulhamento, na manhã da última terça-feira (16), pelo Centro de Iporanga quando foram acionados por moradores. Eles informaram que um veículo transportava inúmeras aves na Serra do Parque Estadual Turístico Alto do Ribeira (Petar)

As aves silvestres foram apreendidas na Serra do Parque Estadual Turístico Alto do Ribeira (Petar), no Vale do Ribeira. — Foto: Divulgação/ Policia Militar Ambiental



Os policiais localizaram o veículo e abordaram o motorista, identificado como Valdemir Pereira da Silva, de 50 anos. Durante a vistoria no veículo, os policiais ouviram o canto dos pássaros, que estavam amontoados em gaiolas artesanais. Alguns deles estavam mortos devido à falta de cuidados.

Além dos pássaros, foram apreendidos um filhote de tartaruga da espécie tigre do brejo e 20 gaiolas artesanais onde animais estavam aprisionados.

O homem foi preso por crime contra o meio ambiente ao matar espécimes da fauna silvestre e levado para a Delegacia de Iporanga.

Confir as espécies apreendidas:

  • 76 pássaros da espécie cardeal
  • 16 pássaros da espécie trinca-ferro
  • 11 pássaros da espécie azulão
  • 10 pássaros da espécie tico-tico rei
  • 8 pássaros da espécie canário-da-terra-verdadeiro
  • 8 pássaros da espécie sabiá de barranco
  • 5 pássaros da espécie tico-tico
  • 5 pássaros da espécie sanhaçu-frade
  • 4 pássaros da espécie coleirinho
  • 2 pássaros da espécie caboclinhos
  • 1 pássaro da espécie azulinho
  • 1 pássaro da espécie curió
  • 1 pássaro coleiro-do-brejo.

Mais de 150 aves silvestres são apreendidas em veículo no Vale do Ribeira

Mais de 150 aves silvestres são apreendidas em veículo no Vale do Ribeira

Estresse em locais fechados

Segundo um levantamento realizado pela Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas) em 2020, 9 em cada 10 animais traficados morrem antes de chegar às mãos das pessoas que os compraram ilegalmente.

Ao g1, o médico veterinário clínico do Instituto Ambiecco de Peruíbe, no litoral de São Paulo, Thiago Monteiro, explicou porque as aves morrem ao serem transportadas em gaiolas com pouco espaço.

“Um dia metabólico para uma ave pode ser comparado a 8 horas. Elas entram em estresse térmico. No mecanismo de estresse de fuga, acabam tendo como se fosse uma espécie infarto. Animais não têm infarto. Mas têm algo similar a um mal súbito.”, destacou.

Monteiro ressaltou que gaiolas pequenas e vazadas – com visão para o mundo exterior – causam estresse aos animais. “Recintos apertados causam uma incapacidade na ave de se locomover e abrir as asas. Em gaiolas vazadas, o animal tem contato visual com o mundo externo, causando estresse em principalmente aves recém aprisionadas”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

conheca-a-pizzaria-paulista-eleita-a-melhor-da-america-latina;-veja-ranking-completo

G1 Santos

Conheça a pizzaria paulista eleita a melhor da América Latina; veja ranking completo

A Leeggera Pizza Napoletana, do chefe Andre Guidon, foi eleita a melhor pizzaria da América Latina em 2024 pelo Guia das Melhores Pizzarias Artesanais do Mundo. O prêmio, divulgado na terça-feira (17), foi o primeiro ranking específico para a região. Na época, a empresa, que foi inaugurada em 2013, foi citada pelos organizadores do prêmio como "um ambiente informal, mas requintado". 🍕Como a melhor pizzaria cozinha: a pizzaria trabalha conforme […]

today18 de abril de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%