G1 Santos

Mais de 20 mil de contribuintes caíram na malha fina na Baixada Santista e Vale; veja os motivos

today26 de setembro de 2023 8

Fundo
share close

A Delegacia da Receita Federal em Santos, no litoral de São Paulo, reteve 20.068 declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRF), durante a malha fina de 2023, na Baixada Santista e no Vale do Ribeira. O número apresentou um aumento de cerca de 63% em relação a 2022, quando 12.245 declarações foram retidas.

De acordo com dados Receita Federal de Santos, foram entregues 595.896 declarações entre as regiões da Baixada Santista e Vale do Ribeira em 2023. Do número total, 20.068 declarações ficaram retidas pela inconsistência nos dados apresentados.

Ainda segundo a Receita Federal, os principais motivos para a retenção foram:



  • inconsistência nos dados de despesa médica do declarante e de seus dependentes (10.924 declarações)
  • omissão de rendimento próprios e de terceiros dependentes (4.881 declarações)
  • pagamento de pensão alimentícia (1.955 declarações)

Mais de 20 mil de contribuintes caíram na malha fina na Baixada Santista e Vale — Foto: Reprodução EPTV

A Receita Federal alerta que, os contribuintes que tiveram a declaração retida na malha devem visitar o site da Receita Federal, e o Portal e-CAC para encontrar as informações e orientação necessárias. Há também o aplicativo Meu Imposto de Renda, que é uma forma segura do contribuinte verificar sua situação.

Além disso, o órgão reiterou a atenção do contribuinte para se tomar os cuidados necessários de prevenção a golpes, tendo em vista que alguns sites tentam se passar pelo portais oficiais da Receita e do Governo.

Enquanto estiver com a declaração retida, o contribuinte não pode ter acesso ao crédito da Restituição do Imposto de Renda, caso o mesmo possua o direito. O crédito fica retido até que sejam apresentados os comprovantes e documentos necessários para validação.

Segundo a Receita, 16.040 contribuintes residentes na Baixada Santista e Vale do Ribeira serão contemplados com R$ 23.171.382,92 durante a o próximo lote da restituição do Imposto de Renda, que ocorre na próxima sexta-feira (29).

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

trump-e-considerado-responsavel-por-caso-de-fraude-em-nova-york

G1 Mundo

Trump é considerado responsável por caso de fraude em Nova York

A decisão aconteceu após o juiz Arthur Engoron recusar rejeitar o processo da procuradora-geral do estado, Letitia James, que acusa o ex-presidente de inflar ilegalmente seus ativos e patrimônio líquido. James processou Trump em setembro de 2022, acusando ele e a Organização Trump de mentir durante uma década sobre valores de ativos e seu patrimônio líquido para obter melhores condições em empréstimos bancários e seguros. Ela disse que o ex-presidente […]

today26 de setembro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%