G1 Mundo

Mais de 300 pessoas foram resgatadas nas enchentes na Líbia, diz premiê

today14 de setembro de 2023 11

Fundo
share close

Cidades do leste do país africano ficaram debaixo d’água após a passagem da tempestade Daniel no último domingo (10).


Visão aérea mostra a destruição na cidade de Derna, na Líbia, em 14 de setembro de 2023 — Foto: Ayman Al-Sahili/REUTERS



Mais de 300 pessoas foram resgatadas após a chegada de equipes de socorro nas cidades alagadas da Líbia, disse o primeiro-ministro baseado em Trípoli, Abdulhamid al-Dbeibah.

“Depois que as redes de comunicação foram restauradas em Derna, as equipes de resgate conseguiram salvar mais de 300 pessoas desaparecidas, incluindo pelo menos 13 crianças”, publicou o premiê em uma rede social.

Outros sobreviventes das enchentes varreram o centro da cidade de Derna, principal atingida durante a passagem da tempestade Daniel, que passou pelo país no último domingo, atrás de pertences e conhecidos.

O número de mortos confirmados fornecido pelas autoridades variou, todos estão na casa dos milhares, o mais recente apontando 6 mil mortos.

Inundações na Líbia: governo confirma mais de 6 mil mortos

Inundações na Líbia: governo confirma mais de 6 mil mortos

O prefeito de Derna, Abdulmenam al-Ghaithi, disse que a cidade pode chegar a até 20 mil mortos, com base na extensão dos danos.

“Temo que a cidade seja infectada por uma epidemia devido ao grande número de corpos sob os escombros e na água”, disse ele.

A Organização Meteorológica Mundial disse que a enorme perda de vidas poderia ter sido evitada se a Líbia – um Estado falido há mais de uma década – tivesse uma agência meteorológica em funcionamento.

“Se fossem um serviço meteorológico operando normalmente, poderiam ter emitido alertas”, disse o secretário-geral da OMM, Petteri Taalashe, em Genebra.

“As autoridades de gestão de emergências teriam sido capazes de realizar a evacuação das pessoas. E poderíamos ter evitado a maioria das vítimas humanas”.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

troca-de-fuzis,-convite-para-conhecer-pyongyang-e-conversa-em-limusine-marcam-reuniao-entre-putin-e-kim-jong-un

G1 Mundo

Troca de fuzis, convite para conhecer Pyongyang e conversa em limusine marcam reunião entre Putin e Kim Jong-un

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, recebeu novamente o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un "aceitando com gratidão" o convite feito por Kim para que Putin visitasse a Coreia do Norte em um momento oportuno, informou o Kremlin nesta quinta-feira (14). Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, Putin raramente viaja para o exterior. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse aos repórteres que a visita de […]

today14 de setembro de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%