Um grupo de manifestantes pró-Bolsonaro continua acampado em frente ao Forte dos Andradas, em Guarujá, no litoral de São Paulo, mesmo após a o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ter publicado uma decisão, nesta segunda-feira (9), para que esses grupos sejam dissolvidos e deixem as imediações dos Quartéis Generais e outras unidades militares. As concentrações em frente à Fortaleza de Itaipu, em Praia Grande, e ao 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º BIL), em São Vicente, foram desmobilizadas.
Segundo a determinação de Moraes, aqueles que permanecerem acampados poderão ser presos em flagrante pela prática dos crimes previstos nos artigos 2ª, 3º, 5º e 6º (atos terroristas, inclusive preparatórios) da Lei nº13.260, de 16 de março de 2016.
Ainda podem ser enquadrados nos artigos 288 (associação criminosa), 359-L (abolição violenta do Estado Democrático de Direito) e 359-M (golpe de Estado), 147 (ameaça), 147-A, § 1º, III (perseguição), 286 (incitação ao crime).
Grupo de manifestantes está reunido em frente ao Forte dos Andradas, em Guarujá — Foto: Reprodução redes sociais
Em São Vicente, poucos manifestantes realizaram atos sem vandalismo ao longo dia. E, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), não interferiram no trânsito da Avenida Antônio Emmerich, no bairro Jardim Guassu, onde fica a sede do 2º BIL. A desmobilização se deu à noite, conforme apurado pela reportagem.
Na Fortaleza de Itaipu, agentes da PM fizeram uma operação para retirar as barracas dos manifestantes, o que aconteceu no começo da noite. Em Guarujá, militares do Forte dos Andradas confirmaram que manifestantes continuavam acampados em frente ao local.
Segundo o secretário estadual de Segurança Pública de Estado de São Paulo (SSP-SP), Guilherme Derrite, as dispersões serão realizadas através do diálogo, informando os manifestantes de que existe uma ordem judicial de desmobilização dos acampamentos.
“Temos 24 horas para que a ordem seja cumprida, e ela será cumprida com a maior tranquilidade possível, por ter a certeza que os manifestantes aqui de São Paulo estão realizando as manifestações de forma pacífica”, disse em entrevista coletiva.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)