G1 Santos

Mapa do Inmet aponta grandes volumes de chuva no litoral de SP para o fim de semana

today12 de janeiro de 2024 5

Fundo
share close

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a ocorrência de grandes volumes de chuva na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, a partir desta sexta-feira (12). Um mapa divulgado pelo órgão mostra a previsão de precipitação acumulada para as próximas 24h e em até 120h (veja acima).

Segundo o Instituto, a chuva pode provocar volumes significativos em alguns pontos do Sudeste, principalmente na faixa litorânea, com possibilidade de volumes diários em torno de 100 mm. O grande volume de chuva ocorrerá devido ao aumento da convergência de umidade sobre a região.

O Inmet explicou que a combinação de calor, alta umidade do ar e um cavado [área alongada de baixa pressão] em níveis médios e baixos da atmosfera, potencializará as áreas de instabilidade, o que provocará as chuvas intensas.



Já a partir de sábado (13), uma frente fria avançará pelo litoral paulista, aumentando a convergência de umidade, o que deve se manter, pelo menos, até a próxima segunda-feira (15), segundo o Inmet.

Segundo o modelo Consortium for Small-scale Modeling (Cosmo), usado pelo Inmet, nos próximos cinco dias, os totais de chuva no litoral paulista pode ficar entre 200 mm a 300 mm.

Na Baixada Santista, as chuvas podem adotar um comportamento intermitente, intercalando entre momentos com intensidade moderada e forte. Não há indicativo para acumulados expressivos para o dia, mas o órgão alerta sobre os perigos em áreas de risco no período.

Apesar do alerta de grandes volumes do Inmet, o meteorologista da Defesa Civil de Santos Franco Cassol reforçou que existe o risco de chuvas fortes na região, mas que o modelo do Instituto não é o único existente.

“A gente está com uma previsão que hoje [sexta-feira] e amanhã [sábado] sejam dias de tempo instável, podendo chover a qualquer momento, de um volume que a gente considera de moderado a alto de chuva, mas acredito que venha um pouco menos que o modelo do Inmet está previsto, mas a gente acredita que tem sim condições de chuvas significativas”, finalizou.

Mapa do Inmet mostra tons vermelhos — com possibilidade de grandes volumes de chuva para as próximas 24h no Litoral de SP — Foto: Inmet/Divulgação

  • Sexta-feira (12): Nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas com mínima de 22°C e máxima de 32°C
  • Sábado (13): Tempo encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas com mínima de 20°C e máxima de 25°C
  • Domingo (14): Nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas com mínima de 19°C e máxima de 27°C
  • Segunda-feira (15): Nuvens com chuva isolada com mínima de 21°C e máxima de 35°C

Defesa Civil emite alerta para chuvas fortes e contínuas na Baixada Santista — Foto: Matheus Tagé/A Tribuna Jornal

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-cria-programa-de-qualidade-de-vida-para-profissionais-de-seguranca-publica

Prefeitura de Guarujá

Guarujá cria Programa de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública

Iniciativa é voltada aos programas de atenção psicossocial e de saúde O prefeito de Guarujá vai assinar o decreto que institui o Programa Municipal de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública e Defesa Social. A solenidade ocorre nesta sexta-feira (12), às 15 horas, como parte das comemorações do Padroeiro da Cidade, Santo Amaro, A cerimônia acontece no Paço Moacir dos Santos Filho (Avenida Santos Dumont, 800 – Santo […]

today12 de janeiro de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%