G1 Santos

Mar pode engolir parte da cidade de Santos, revela estudo da ONU

today28 de novembro de 2023 1

Fundo
share close

A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, corre o risco ter parte de área próximo à costa submersa até 2050, de acordo com um estudo divulgado nesta terça-feira (28) pela Organização das Nações Unidas (ONU) e agências especializadas. De acordo com o material, a expectativa é de que 5% da população que vive próximo ao mar seja afetada.

“Até 2050, as projeções mostram que centenas de cidades costeiras altamente povoadas estarão expostas a um maior risco de inundações, incluindo terras onde vivem cerca de 5% da população de cidades costeiras, incluindo Santos, no Brasil, Cotonou, no Benim, e Calcutá, na Índia”, afirmou a ONU, em nota. O Rio de Janeiro também é citado, veja mais a baixo a lista com todas as cidades.

De acordo com o Censo Demográfico 2022, Santos possui 418.608 habitantes, ou seja, cinco por cento são 20.930 pessoas que podem ter as residências tomadas pela elevação do nível do mar.



Ainda de acordo com a pesquisa, se as emissões de poluentes continuarem no ritmo atual, até 2100 o mar deverá tomar conta de 10% das zonas costeiras das cidades citadas.

Imagem Arquivo A Tribuna Jornal Imagem Arquivo A Tribuna Jornal

Mar pode engolir parte da cidade de Santos, revela estudo da ONU — Foto 1: Arquivo A Tribuna Jornal — Foto 2: Arquivo A Tribuna Jornal

Conforme divulgado pela Human Climate Horizons, uma colaboração entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Laboratório de Impacto Climático (CIL), novos dados apontam que a extensão das inundações costeiras aumentou nos últimos 20 anos, como resultado da subida do nível do mar.

Atualmente, mais de 14 milhões de pessoas ao redor do mundo vivem em comunidades costeiras com uma probabilidade de 1 em 20 inundações.

Cidade tem sido cada vez mais afetada pelas mudanças climáticas

No pior cenário de aquecimento e sem defesas costeiras até o final do século, o estudo prevê que cinco por cento ou mais das cidades listadas abaixo caiam permanentemente abaixo do nível do mar. Confira a lista completa:

  • Guayaquil, Equador 
  • Barranquilla, Colômbia 
  • Santos, Brasil
  • Rio de Janeiro, Brasil
  • Kingston, Jamaica
  • Cotonou, Benin
  • Calcutá, Índia
  • Perth, Austrália
  • Newcastle, Austrália
  • Sydney, Austrália

Mar invadindo faixa de areia e calçada em Santos (SP) — Foto: Prefeitura de Santos/Arquivo Carlos Nogueira

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

corpo-de-turista-desaparecido-e-encontrado-por-banhistas-em-guaruja,-sp

G1 Santos

Corpo de turista desaparecido é encontrado por banhistas em Guarujá, SP

Vítima havia desaparecido na região da Praia das Pitangueiras, na última segunda-feira (27). Jovem se afogou após cair em um buraco no mar. Corpo foi encontrado por populares na Praia das Astúrias, na manhã desta terça-feira (28) — Foto: Reprodução O corpo de um turista, de 21 anos, foi encontrado na manhã desta terça-feira (28), na Praia das Astúrias, em Guarujá, no litoral de São Paulo. O jovem, natural de […]

today28 de novembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%