G1 Santos

Mar ‘some’ após passagem de ciclone em SP, encalha embarcações e intriga moradores; VÍDEO

today14 de agosto de 2022 136 1

Fundo
share close

Especialistas afirmam que fenômeno está relacionado com a passagem da forte frente fria e ‘superlua’.



Mar 'some' após passagem de ciclone extratropical no litoral de SP; VÍDEO

Mar ‘some’ após passagem de ciclone extratropical no litoral de SP; VÍDEO

Um vídeo que mostra o ‘sumiço’ do mar impressionou moradores de São Vicente, no litoral de São Paulo. As águas recuaram após a passagem do ciclone extratropical, que causou destruição na Baixada Santista na última semana. Ao g1, neste domingo (14), especialistas explicam que o fenômeno pode ter relação tanto com o ciclone quanto com a ‘superlua’, que influencia a maré.

O vídeo foi registrado pelo fotógrafo Pedro Luiz, em local próximo à Ponte Pênsil, que divide as cidades de São Vicente e Praia Grande. O registro, obtido pela reportagem neste domingo, mostra a grande faixa de areia formada pelo recuo do mar, além de embarcações que ficaram encalhadas.

“O mar sumiu, desapareceu. Ali tem uma marina e os barcos estão todos na areia. Loucura, hein?”, narrou o fotógrafo durante a gravação do conteúdo. Pedro Luiz ainda escreveu na legenda do vídeo, que foi compartilhado nas redes sociais, que nunca tinha visto o local dessa forma, e que isso aconteceu após a ventania e tempestade.

O que dizem os especialistas

O especialista em Climatologia e Hidrologia Rodolfo Bonafim afirmou à reportagem que esse fenômeno é raro, mas já aconteceu na região há cinco anos.

“Essa maré muito baixa é chamada de efeito de Eckman, e acontece depois de uma forte frente fria, como foi o caso da passagem do ciclone. Os ventos agitaram bastante o mar, causando uma maré meteorológica. Com a vinda da frente fria e o ciclone intenso, tivemos uma ressaca forte. Isso contribui para que o vento flua paralelamente à nossa costa, o que acaba retirando a água do local, resultando no recuo da maré”, explicou.

Maré recuou em São Vicente após a frente fria e a chegada da lua cheia — Foto: Reprodução/Pedro Luiz

O g1 também conversou com a meteorologista Heloísa Pereira, que reforçou que o recuo da maré pode ter relação com a passagem do ciclone. “Quando a baixa pressão está se descolando para o alto mar, ela carrega a água junto. A baixa pressão é quando há formação de nuvem, o que gera um clima mais instável e favorece chuvas e tempestades”.

Heloísa comentou também que este recuo da maré é uma soma de alguns fatores. Além da baixa pressão, o outro motivo é a fase da lua. “O pessoal da oceanografia chama de ‘lua cheia’. No dia 11, a lua já estava nesta fase”.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

menina-grava-musicas-junto-com-o-pai-e-faz-sucesso-na-web:-‘mais-proximos’;-video

G1 Santos

Menina grava músicas junto com o pai e faz sucesso na web: ‘mais próximos’; VÍDEO

'Meu pai' tem o intuito de passar uma mensagem de amor e alegria. Pai e filha viralizam ao criarem música educativa para o Dia dos Pais Uma menina de 7 anos gravou junto com o pai uma música educativa em homenagem ao Dia dos Pais em Santos, no litoral de São Paulo. O vídeo já possui quase oito mil visualizações (veja acima). O executivo comercial Alexandre Lemos, de 36 anos, […]

today14 de agosto de 2022 24

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%