G1 Santos

Marinha usa blindados para combater o tráfico de drogas e armas em comunidade no litoral de SP

today27 de março de 2024 5

Fundo
share close

A Marinha do Brasil colocou ao menos seis blindados nas ruas da comunidade Prainha, em Guarujá, no litoral de São Paulo, para atuar contra o crime organizado. A região é conhecida como um ponto estratégico da principal facção do país no tráfico de drogas, principalmente no envio de cocaína ao exterior. (Confira acima)

Os fuzileiros foram filmados na tarde desta quarta-feira (27). Segundo a Marinha, a atividade corresponde uma missão da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que só pode ser acionada por ordem da presidência da república, de acordo com decreto do Governo Federal.

As missões são colocadas em prática, de acordo com a União, quando há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem.



A região da Prainha tem acesso direto ao mar, fica perto do complexo portuário de Santos e costuma ser a área usada por traficantes para movimentar os entorpecentes em terra, antes de levá-los aos navios atracados no porto.

As embarcações costumam ser usadas como transporte da droga à Europa, África e Ásia. O g1 já reportou, em outras ocasiões, mergulhadores que foram presos no momento em que armazenavam as drogas no casco dos navios, na linha abaixo d’água.

Marinha coloca tanques nas ruas em comunidade em Guarujá (SP) — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Geralmente é aplicado quando a segurança pública de um estado – responsabilidade dos governos estaduais – passa por uma crise e o governador pede ajuda federal.

Trata-se de uma medida que permite às Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) atuarem com poder de polícia até o restabelecimento da normalidade na segurança.

Recentemente, foi editado um decreto de GLO para que militares atuem na fiscalização de portos e aeroportos.

Anteriormente, a medida já foi utilizada para conter crises de segurança no Rio de Janeiro, no Espirito Santo e no Rio Grande do Norte.

Enquanto as imagens dos tanques eram compartilhadas por moradores da Baixada Santista, a Marinha do Brasil foi procurada por diversos canais para confirmar a ação realizada nas ruas de Guarujá, mas só depois de duas horas confirmou se tratar de uma missão da GLO.

O g1 buscou respostas com as polícias Militar e Civil, assim como a Prefeitura de Guarujá e Autoridade Portuária de Santos (APS), mas ninguém havia sido comunicado sobre a ação.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-e-preso-apos-ser-baleado-em-troca-de-tiros-com-guardas-municipais-em-praia-grande,-sp

G1 Santos

Homem é preso após ser baleado em troca de tiros com guardas municipais em Praia Grande, SP

Suspeito foi detido após ser socorrido por equipe médica. Caso ocorreu bairro Quietude na tarde de terça-feira (26). Homem foi socorrido após ser baleado em troca de tiros em Praia Grande (SP) — Foto: Reprodução Um homem, de 44 anos, foi preso após se envolver em uma troca de tiros com agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, no litoral de São Paulo. Segundo apurado pelo g1, nesta […]

today27 de março de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%