G1 Mundo

Mauro Vieira volta a Nova York nesta quarta para reuniões do Conselho de Segurança da ONU

today18 de outubro de 2023 5

Fundo
share close

Na semana passada, Vieira esteve em NY diante da tentativa do Brasil de aprovar uma resolução no conselho relacionada ao conflito entre Israel e o Hamas – a resolução foi votada nesta quarta e, embora tenha recebido 12 votos a favor, foi vetada pelos Estados Unidos.

O embarque está previsto para as 19h45, em Brasília.

A presidência do Conselho de Segurança da ONU é rotativa e dura um mês. O Brasil comanda o grupo em outubro e, por isso, deve pautar os temas que julgar mais pertinentes ao conselho.



De acordo com o Itamaraty, entre esses temas, estão:

  • situação na Colômbia e no Iêmen;
  • missões de paz na Síria, na Líbia, na República Centro-Africana e no Haiti.

'Fizemos todo o esforço possível', diz Mauro Vieira após EUA vetar proposta humanitária do Brasil no Conselho de Segurança da ONU

‘Fizemos todo o esforço possível’, diz Mauro Vieira após EUA vetar proposta humanitária do Brasil no Conselho de Segurança da ONU

Mesmo que o conflito em Israel não esteja inicialmente previsto, nada impede que outro país ou o próprio Brasil proponham nova discussão, mesmo após o veto dos EUA à resolução.

Segundo Mauro Vieira, a resolução previa a cessação de hostilidades na região, o corredor humanitário e o envio de ajuda humanitária.

“Não foi possível aprovar […] Fizemos todos os esforços possíveis”, afirmou Vieira em uma entrevista coletiva na qual o governo apresentou dados sobre a repatriação de brasileiros em Israel e em Gaza.

Ao todo, segundo o governo, 916 brasileiros já foram repatriados de Israel. Esse número deve subir para 1.135.

Isso porque um novo voo decolou nesta quarta de Tel Aviv para o Rio de Janeiro com 219 pessoas.

Segundo o governo, outras 150 ainda aguardam em Israel, e uma aeronave deve decolar “nos próximos dias para o país a fim de repatriá-las.

Além disso, em Gaza, há um outro grupo com cerca de 30 brasileiros aguardando a abertura da fronteira com o Egito.

Segundo o Itamaraty, porém, ainda não há perspectiva de quando isso ocorrerá. Um avião aguarda na cidade do Cairo para trazer os brasileiros de volta ao país.

Nesta terça (17), Mauro Vieira falou novamente com o chanceler egípcio para tentar convencê-lo a aceitar a abertura.

Itamaraty pede apoio ao Egito na saída de brasileiros em Gaza

Itamaraty pede apoio ao Egito na saída de brasileiros em Gaza




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

eua-dizem-que-dados-preliminares-indicam-que-grupo-palestino-e-responsavel-por-explosao-em-hospital

G1 Mundo

EUA dizem que dados preliminares indicam que grupo palestino é responsável por explosão em hospital

Uma análise preliminar feita por membros da inteligência dos Estados Unidos indica que a explosão em um hospital de Gaza teria sido causada por um foguete de origem de um grupo palestino, revelou a porta-voz do Conselho de Segurança dos Estados Unidos, Adrienne Watson. “Embora continuemos a coletar informações, nossa avaliação atual, baseada na análise de imagens aéreas e de interceptações, é que Israel não é responsável pela explosão no […]

today18 de outubro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%