A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, contará com o Departamento de Saúde Mental, que estará vinculado à Secretaria de Saúde. O decreto para a criação foi assinado pelo prefeito Rogério Santos (PSDB), e o médico psiquiatra Roberto Tykanori Kinoshita foi o escolhido para comandar a diretoria – a previsão é para que assuma a função em maio.
Kinoshita foi o interventor do antigo Hospital Psiquiátrico Anchieta, o manicômio era conhecido como Casa dos Horrores e foi fechado em 1989. Ele deve assumir em meados de maio.
De acordo com o psiquiatra, a cidade precisa de uma mudança de direção, de concepções. “É o que estou apostando ser possível fazer. Por sorte, o prefeito e o secretário de Saúde estão empenhados em fazer da saúde mental uma política pública importante, que ficou em segundo plano por muito tempo”, afirmou.
Graduado em medicina há 40 anos, Roberto Tykanori Kinoshita possui doutorado em Saúde Coletiva e especialização na área de Psiquiatria. Atualmente, atua como médico na Prefeitura de Santos e professor na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), além de já ter desempenhado o papel de coordenador de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas no Ministério da Saúde.
Pacientes do Hospital Psiquiátrico Anchieta ficavam ‘enjaulados’ e comiam nos latões onde defecavam — Foto: Arquivo/Jornal A Tribuna
Durante a assinatura, na última quinta-feira (28), Rogério Santos entregou a nova unidade do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Zona da Orla e Intermediária (Caps AD ZOI), em espaço alugado e adaptado pela Beneficência Portuguesa, no bairro Vila Belmiro.
A unidade substituirá a que ficava na Rua Silva Jardim, onde eram atendidos aproximadamente 1,4 mil pacientes. Segundo o prefeito, em breve o Caps AD vai atender 24 horas por dia. Ele contará com dez leitos em cinco quartos.
A equipe de atendimento será formada por psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais, acompanhantes terapêuticos, assistentes sociais, oficiais de administração e equipe de limpeza.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)