G1 Mundo

Membros de gangues no Haiti atiram em grupo que protestava contra violência na capital; há mortos

today27 de agosto de 2023 8

Fundo
share close

Uma gangue criminosa abriu fogo neste sábado (26) contra membros de uma comunidade cristã que marchava em Porto Príncipe, capital do Haiti. Pelo menos dez pessoas morreram, informou a imprensa local.

Empunhando facões, os manifestantes eram liderados pelo pastor da igreja local e protestavam pela erradicação dos membros de gangues na área.

O ataque aconteceu em Canaã, uma favela nos arredores da capital, fundada por sobreviventes que perderam suas casas no devastador terremoto de 2010.



Os disparos foram filmados em tempo real por jornalistas no local. Várias pessoas foram mortas e outras feridas, afirmou Marie Yolène Gilles, diretora do grupo de direitos humanos Fondasyon Je Klere, à Associated Press.

Haiti vive onda de violência

O Haiti vive uma onda de violência e forte instabilidade institucional. A situação tem se agravado desde 2021, depois do assassinato do presidente Jovenel Moise. Desde então, quadrilhas ultraviolentas tomaram o controle de grande parte do território nacional.

De 1 de janeiro a 15 de agosto, mais de 2.400 pessoas foram mortas no Haiti, mais de 950 sequestradas e 902 feridas, segundo as estatísticas mais recentes das Nações Unidas.

Canaan é controlada por um grupo criminoso liderado por um homem identificado apenas como “Jeff”, que se acredita estar ligado à gangue “5 Seconds”.

Gédéon Jean, diretor do Centro de Análise e Pesquisa sobre Direitos Humanos do Haiti, disse à AP que também assistiu ao ataque online e planejava pedir ao Ministério da Justiça que investigasse.

Ele chamou o pastor de irresponsável por “comprometer um grupo de pessoas e colocá-las numa situação como esta”.

“A polícia deveria tê-los impedido de ir”, disse Jean. “É horrível demais que o Estado permita que algo assim aconteça.”

Polícia do Haiti se junta a civis em protesto contra assassinato de policiais

Polícia do Haiti se junta a civis em protesto contra assassinato de policiais




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

explosoes-em-posto-de-combustivel-deixam-dois-mortos-e-mais-de-50-feridos-na-romenia

G1 Mundo

Explosões em posto de combustível deixam dois mortos e mais de 50 feridos na Romênia

Fábrica de gás que estaria desativada explodiu perto de Crevedia, ao Norte da capital Bucareste; um casal morreu. Bombeiros tentam apagar o fogo na fábrica de gás em Crevedia, na Romênia — Foto: Daniel Mihailescu/AFP Ao menos duas pessoas morreram e 56 ficaram feridas em duas explosões ocorridas em um posto de combustível perto de Bucareste, capital romena, durante o sábado (26), informaram as autoridades neste domingo (27). A maioria […]

today27 de agosto de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%