G1 Santos

Menino de 13 anos faz pluviômetro caseiro e auxilia o Cemaden no monitoramento das chuvas

today11 de maio de 2023 4

Fundo
share close

Ao g1, Diego Henrique Santos Costa Silva contou que começou a se interessar por meteorologia há quatro anos, quando parte da casa, onde morava com a família, desabou durante uma madrugada de fortes chuvas. “Eu quis me aprofundar no assunto para entender o que tinha acontecido”, explicou.

Esse interesse pela área foi identificado pela professora de ciências da Escola Estadual Emílio Justo, onde Diego estuda. A profissional o convidou para ensinar aos alunos de outras turmas como manusear um pluviômetro [ele ainda não tinha feito o material].

Após desempenho e dedicação sobre o tema, o menino foi inserido em um programa educativo da Defesa Civil de Santos, que ensina estudantes sobre a prevenção de deslizamentos. Foi lá que, em uma das aulas, fez o pluviômetro caseiro com a ajuda de duas outras estudantes.



Diego explicou que equipamento foi feito com uma garrafa pet cortada. No interior dela, como base, tem argila, enquanto do lado de fora as marcações em milímetros.

O pluviômetro fica no muro da casa do estudante e todos os dias, às 13h, Diego faz as anotações das últimas 24h. Todas as segundas-feiras, às 14h, ele manda os dados coletados durante a semana para o Cemaden. Essa tem sido a rotina do aluno há sete meses.

Diego Henrique Santos Costa Silva começou a se interessar por meteorologia quando parte da casa onde morava com a família desabou — Foto: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos/Divulgação

Diego afirmou que não pretende parar. “Eu quero ser meteorologista ou, mesmo que eu não seja um meteorologista, eu quero fazer parte da Defesa Civil”. Enquanto o estudante conversava com a reportagem, era possível ouvir a mãe Maria Raimunda Santos Costa, de 52 anos, emocionada dizendo: “Filho, que lindo. Parabéns”.

A mãe orgulhosa contou que o quando chove forte o menino veste uma capa e vai até os imóveis vizinhos: “Vai olhar as casas porque aqui [no bairro Vila Progresso] tem muitos deslizamentos. Ele faz foto, vídeo e manda para o Cemaden. Eu ajudo em tudo o que está ao meu alcance”.

Como calcular o volume de chuva

Saiba como se calcula o volume de chuva

Saiba como se calcula o volume de chuva

O cálculo deve ser feito em milímetros e metro quadrado. Em um espaço de um metro por um metro, 1 litro de água subiria até a marca de 1 milímetro. Ou seja, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Em um caso onde o volume de chuva registrado é de 50 mm, seriam 50 litros de água em cada metro quadrado.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

menino-de-8-anos-passa-por-sete-cirurgias-para-retirar-tumores-da-cabeca,-fica-com-sequelas-e-familia-luta-para-adaptar-imovel

G1 Santos

Menino de 8 anos passa por sete cirurgias para retirar tumores da cabeça, fica com sequelas e família luta para adaptar imóvel

Davi está internado no Hospital Ana Costa, em Santos, no litoral de São Paulo. Segundo a prima dele, Suzane Silva Amorim, de 23 anos, todas as cirurgias foram feitas nesta mesma unidade de saúde, sendo cinco delas neste ano e duas em 2022. O menino aguarda alta médica. Suzane contou que os médicos que acompanham o caso avisaram à família que a criança poderia ter as sequelas, que se confirmaram. […]

today11 de maio de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%