G1 Mundo

Mercosul e Singapura fecham acordo comercial; anúncio será feito na cúpula do dia 7

today29 de novembro de 2023 3

Fundo
share close

O acordo – o primeiro entre o grupo sul-americano e um país do Sudeste Asiático – vai permitir a ambos os lados ampliar os fluxos comerciais, ter maior previsibilidade e melhores condições para a ampliação de investimentos.

Segundo fontes envolvidas nas negociações, o acordo será anunciado no dia 7 de dezembro, na cúpula do Mercosul, no Rio de Janeiro. Para entrar em vigor, o acerto ainda terá que ser ratificado pelo Legislativo dos países incluídos.

Singapura é um dos maiores investidores financeiros no Brasil por meio de fundos soberanos, sobretudo em saneamento e infraestrutura.



Argentina de Milei não deve romper com Mercosul, avaliam especialistas brasileiros

Argentina de Milei não deve romper com Mercosul, avaliam especialistas brasileiros

Negociadores ouvidos pela GloboNews destacam que este acordo reforça o forte compromisso do Mercosul e Singapura de aprofundar seu relacionamento comercial, além de abrir portas para novas oportunidades para as empresas.

Em abril, o ministro dos Negócios Estrangeiros da República de Singapura, Vivian Balakrishnan, esteve em Brasília e se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para conversar sobre o acordo.

O representante de Singapura também teve encontros com vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Serviços, Geraldo Alkimin, e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

As negociações envolveram mais de 100 negociadores e especialistas do Mercosul e de Singapura, em diferentes grupos técnicos. Só em 2021 o intercâmbio comercial entre o bloco e o país do sudeste asiático beirou os 7 bilhões de dólares.

Entre os principais produtos de exportação do Mercosul estão produtos avícolas, ligas ferroviárias, carne suína e bovina e minerais de ferro. Já entre os principais produtos de importação do bloco estão inseticidas, circuitos integrados, medicamentos e embarcações.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

finlandia-fecha-toda-a-fronteira-com-russia-apos-crise-de-refugiados

G1 Mundo

Finlândia fecha toda a fronteira com Rússia após crise de refugiados

País nórdico alega que tentará controlar aumento de fluxo de pessoas que tentam entrar pelo país vizinho. Fronteira, de cerca de 800 km, ficou mais vigiada depois de a Finlândia entrar formalmente para a Otan, em abril deste ano. Migrantes caminham escoltados por guardas finlandeses após chegarem à Finlândia a partir da fronteira com a Rússia, em 25 de novembro de 2023. — Foto: Emmi Korhonen/Lehtikuva via AP Diante de […]

today29 de novembro de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%