G1 Santos

Mergulhadores fazem vistoria em atracadouro que foi engolido pelo mar no litoral de SP; VIDEO

today15 de junho de 2022 9

Fundo
share close

Profissionais ficaram dois dias no local, para analisar as condições do equipamento.



Vídeo mostra mergulhadores trabalhando no atracadouro que desabou

Vídeo mostra mergulhadores trabalhando no atracadouro que desabou

O Departamento Hidroviário (DH) utilizou mergulhadores para fazer uma análise completa das estruturas do flutuante, com cerca de 70 toneladas, que foi engolido pela maré alta e está no fundo do mar, em Guarujá, no litoral de São Paulo, no último domingo (12). Para retirada da estrutura serão utilizados guindastes. O serviço de travessia está paralisado desde o dia do acidente.

Em um novo vídeo, obtido pelo g1, é possível ver os mergulhadores da empresa terceirizada entrando no mar para observar as condições do atracadouro, que está submerso a aproximadamente três metros do nível do mar. De acordo com o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, a estrutura não foi danificada e permanece íntegra.

A vistoria feita por mergulhadores foi concluída nesta terça-feira (14) e entregue à equipe de engenharia do DH. Ela será anexada nas análises da equipe de engenharia do DH, que irá concluir o laudo sobre os danos estruturais.

“Esse laudo final irá apontar os possíveis danos estruturais da ponte e definir quais os trabalhos que serão necessários para reestabelecer o sistema, com segurança”, informou o DH.

Mergulhadores analisaram flutuante que está três metros submerso no mar — Foto: Reprodução

A empresa responsável pela obra emergencial deve ser contratada assim que o laudo final for concluído, segundo o DH. A previsão é que isso ocorra ainda esta semana.

“Tal contratação exige o cumprimento de todas as normas legais, como a cotação de serviços. O Departamento já iniciou a busca, no mercado, para a contratação de guindastes que tenham capacidade para içar o flutuante. A previsão de obra é de 10 dias a partir do início dos trabalhos”, esclareceu o órgão.

Vídeo mostra flutuante da balsa entre Guarujá e Bertioga afundando momento antes de veículos passarem — Foto: Reprodução

Guindaste vai reerguer atracadouro

O atracadouro com cerca de 70 toneladas, que foi engolido pela maré alta e está no fundo do mar, deve ser retirado por um guindaste nos próximos dias, de acordo com o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

Vídeo mostra flutuante da balsa entre Guarujá e Bertioga afundando

Vídeo mostra flutuante da balsa entre Guarujá e Bertioga afundando

Equipes de peritos da Marinha do Brasil foram enviadas ao local, na segunda-feira (13), para verificar os fatos que geraram o incidente. A Marinha disse que irá instaurar um inquérito administrativo para apurar as causas da queda do atracadouro. O incidente não deixou feridos e nem indícios de poluição hídrica, mas danificou a estrutura do local de atracação das balsas.

Segundo o secretário estadual de Logística e Transportes, tudo indica que a força da maré soltou o encaixe da ponte, mas só poderá afirmar depois após a Marinha divulgar o resultado da perícia.

“Mergulhadores estavam lá verificando a estrutura submersa. Ela só afundou, mas permaneceu íntegra, pelo o que os mergulhadores viram. Isso é uma boa notícia, porque vamos conseguir recuperar a estrutura com rapidez”, disse Neto.

De acordo com o secretário, a estrutura será içada por um guindaste. O processo de içamento será definido quando o equipamento começar a subir. Os técnicos vão ver exatamente qual é a condição do flutuante e como ele reagirá ao içamento.

Após ser retirado do fundo do mar, o mesmo atracadouro deve ser recolocado na travessia. O secretário frisou que a expectativa é que esse processo dure no máximo 10 dias. Após esse período, segundo ele, as balsas voltarão a realizar a travessia.

O Departamento Hidroviário (DH) informou que a travessia entre Guarujá e Bertioga segue interditada em razão do rompimento do flutuante. A interdição da travessia é informada aos motoristas por meio de painéis de mensagem variável (PMV’s). Como rota alternativa, o DH orienta que os motoristas utilizam a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055).

Flutuante do lado de Guarujá rompeu e travessia para Bertioga foi interrompida — Foto: Reprodução

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-recebe-do-governo-do-estado-veiculos-para-defesa-civil-e-assistencia-social

Prefeitura de Guarujá

Guarujá recebe do Governo do Estado veículos para Defesa Civil e Assistência Social

Viaturas vão auxiliar no trabalho de monitoramento da Defesa Civil e ações da Secretaria Municipal de Assistência Social, além do monitoramento de áreas de preservação ambiental A Prefeitura de Guarujá recebeu quatro novos veículos do Programa Estadual Nova Frota – SP. As viaturas serão destinadas para as Secretaria Municipais de Defesa e Convivência Social (Sedecon) e de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas). O anúncio foi feito na última segunda-feira (13), […]

today15 de junho de 2022 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%