G1 Mundo

Meses antes da data, Rei Charles III comemora aniversário em cerimônia tradicional neste sábado; entenda

today17 de junho de 2023 14

Fundo
share close

Neste sábado (17), rei Charles III comemora seu aniversário, em Londres, em um cerimônia tradicional chamada “Trooping the Colour” (ou “Cortejo de Aniversário do Rei”). O evento, marcado para às 10h (6h, horário de Brasília), acontece meses antes do verdadeiro aniversário do monarca do Reino Unido, que nasceu em 14 de novembro de 1948.

A celebração ocorre há mais de 260 anos e conta com a atuação de 1.400 soldados, 200 cavalos e 400 músicos, que desfilam pelas ruas da capital britânica. Integrantes da realeza também costumam participar da parada em carruagens ou a cavalo.

O Palácio de Buckingham anunciou que, em 2023, rei Charles III cavalgará durante o desfile, marcando a primeira vez que isso acontece desde 1986. Do ano seguinte em diante, a rainha Elizabeth II, então à frente do Reino Unido, participou do evento a bordo de uma carruagem.



Rainha Elizabeth II durante seu primeiro Trooping the Colour, em 5 de junho de 1952, Londres, Inglaterra. — Foto: Buckingham Palace

A celebração é antecedida por um ensaio conhecido como Colonel’s Review, que neste ano aconteceu no último sábado (10). Na data, o herdeiro do trono, neste caso o príncipe William, que é coronel honorário da Guarda Galesa, inspeciona as tropas.

O que acontece durante a cerimônia?

O desfile parte do Palácio de Buckingham, passa por marcos importantes nas redondezas, como o The Mall e o Horse Guard’s Parade, e para no Regimento Montado da Cavalaria Doméstica. Chegando lá:

  1. Os soldados da Household Division recebem o rei com uma saudação real.
  2. O rei inspeciona as tropas, composta por oficiais totalmente treinados e operacionais que vestem uniforme cerimonial (túnicas vermelhas e chapéus de pele de urso).
  3. A banda militar toca enquanto os soldados marcham diante do monarca, se preparando para a parte principal da cerimônia.
  4. A bandeira regimental é escoltada enquanto passa pelas fileiras de soldados. Esta é a parte central da cerimônia e homenageia um regimento militar diferente a cada ano. Em 2023, o grupo homenageado é a Guarda Galesa, o Regimento de Infantaria Sênior do País de Gales.
  5. O rei se posiciona à frente dos soldados para liderar o trajeto de retorno, que é o mesmo do desfile inicial.

Chegando ao Palácio de Buckingham, o monarca é saudado novamente pelas tropas. Uma salva de 41 tiros também é disparada em Green Park para marcar a ocasião.

A exibição termina com um sobrevoo da Força Aérea Real que conta com mais de 60 aeronaves e é assistido pelos membros da família real da sacada do Palácio de Buckingham.

Por que a celebração não acontece no aniversário verdadeiro do rei?

Visão geral da cerimônia celebrando o aniversário do rei George VI em 8 de junho de 1939. — Foto: AP Photo/Len Puttnam

Considerando o clima imprevisível da Grã-Bretanha, os aniversários verdadeiros dos reis e rainhas coincidiam, muitas vezes, com o inverno, períodos chuvosos ou dias nublados. Por isso, desde o reinado de Edward VII (1901 – 1910), o “Trooping the Color” acontece em maio ou junho, quando o clima da região é mais estável.

Acredita-se que o “Trooping the Color” foi realizado pela primeira vez durante o reinado de Charles II (1660 – 1685). À época, marchava-se com a bandeira em frente aos regimentos antes e depois de cada batalha para que todos os soldados pudessem ver que ela havia sido capturada pelo inimigo.

Em 1748, foi decidido que o desfile seria usado para marcar o aniversário oficial do monarca e tornou-se um evento anual depois que George III se tornou rei, em 1760. O cortejo acontece todos os anos desde 1820 e só foi cancelado em ocasiões excepcionais, como períodos de luto, durante guerras e a pandemia de covid-19.

O “Trooping the Colour” comemora o aniversário da rainha Elizabeth II, em junho de 2022, Londres, Inglaterra. — Foto: Buckingham Palace




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ataque-em-escola-deixa-41-mortos-na-uganda

G1 Mundo

Ataque em escola deixa 41 mortos na Uganda

As vítimas contabilizadas até a última atualização são 38 estudantes, um guarda e dois membros da comunidade local. A Força Policial da Uganda afirmou que o ataque foi promovido por rebeldes das Forças Democráticas Aliadas (ADF, na sigla em inglês). A organização é ligada ao Estado Islâmico e considerada terrorista pelo governo da Uganda. A polícia disse que a maior parte dos corpos foram encontrados dentro de uma escola secundária. […]

today17 de junho de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%