A União Europeia, por exemplo, incluiu um documento adicional que, em linhas gerais, prevê sanções em caso de descumprimento de metas na área ambiental.
Para diplomatas ouvidos pelo g1, pressionado pelos agricultores, Macron decidiu “jogar para a torcida”. Mas, mesmo assim, as conversas prosseguirão.
“Macron está jogando para a torcida dele. É só um voto de 27 [membros da UE]”, afirmou um integrante da diplomacia brasileira.
“Quem fala e negocia pela Europa nas negociações é a comissão, que continua negociando normalmente com o Mercosul. Na semana passada, tivemos dois dias de reuniões em Brasília”, acrescentou.
De acordo com esses diplomatas, a assinatura do acordo não precisa ser aprovada de forma unânime pelos membros do bloco, basta que a maioria entre os 27 integrantes aprovem o texto.
Lula recebe Ursula von der Leyen em Brasília — Foto: Reprodução / Globo
No ano passado, Ursula von der Leyen esteve em Brasília e, após se encontrar com o presidente Lula, disse que está na hora de o acordo “cruzar a linha de chegada”. Ela defendia, ainda, que o acordo fosse fechado em 2023, aproveitando a presidência brasileira do Mercosul, o que não ocorreu.
“Agora, finalmente, estamos próximos da linha de chegada. Acho que é o momento de cruzar a linha de chegada. O presidente Lula e eu nos comprometemos em concluir o acordo o quanto antes”, afirmou è época.
Embora o presidente francês faça comentários contra o texto, outros líderes europeus têm se manifestado a favor, entre os quais Olaf Sholz (Alemanha), Pedro Sánchez (Espanha) e a própria Ursula von der Leyen, chefe da Comissão Europeia.
- Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA, na sigla em inglês), que reúne países europeus fora da União Europeia;
- Vietnã;
- Canadá;
- Indonésia.
- Recentemente, foi fechado um acordo comercial com Singapura.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)