G1 Mundo

Meta gera indignação no Canadá por bloquear notícias em meio à crise de incêndios florestais

today27 de agosto de 2023 8

Fundo
share close

A situação “é perigosa”, disse Kelsey Worth, de 35 anos, uma dos quase 20 mil habitantes de Yellowkife e milhares de outras pequenas cidades que receberam ordens das autoridades para evacuar os Territórios do Noroeste. Worth descreveu à AFP como tem sido “muito difícil” para ela e outros evacuados encontrar informações verificadas sobre os incêndios, que assolam o território semi-ártico e outras partes do Canadá.

Em 1º de agosto, a Meta começou a bloquear a distribuição de links de notícias em suas plataformas Facebook e Instagram em resposta a uma recente lei canadense que exige que os gigantes da tecnologia paguem aos veículos de comunicação pelo conteúdo noticioso. Com base em uma legislação semelhante da Austrália, a lei aprovada em junho, mas que deverá entrar em vigor no próximo ano, destina-se a apoiar uma imprensa em dificuldades no Canadá.

A Meta, por sua vez, afirma que a norma está errada e insiste que os veículos compartilhem conteúdos em suas plataformas para atrair leitores, o que beneficia apenas a empresa.



O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, criticou a Meta esta semana. Ele disse que é “inconcebível que uma empresa como o Facebook escolha colocar os lucros corporativos” à frente da segurança.

Quase 80% de todas as receitas publicitárias na Internet no Canadá vão para a Meta e para o Google, que expressou as suas próprias reservas sobre a lei.

Presidente de emissora fala em “vida ou morte”

Vários dos grandes jornais do Canadá, como o Globe and Mail e o Toronto Star, lançaram campanhas para tentar levar os leitores diretamente aos seus sites – uma opção menos acessível para veículos menores.

“Peço que considerem tomar as ações humanitárias necessárias e que levantem imediatamente a proibição de notícias e informações canadenses vitais para as comunidades que enfrentam esta emergência de incêndio florestal”, escreveu em uma carta esta semana a presidente da emissora pública CBC, Catherine Tait.

Com mais de 1.000 focos de incêndio em todo o Canadá, “a necessidade de informações confiáveis e atualizadas pode literalmente fazer a diferença entre a vida e a morte”, afirmou.

A Meta rejeitou a sugestão da CBC. Em vez disso, incentivou os canadenses a usar o recurso “verificação de segurança” do Facebook para que seus contatos saibam se estão seguros ou não.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

fieis-acompanham-imagem-de-nossa-senhora-do-monte-serrat-em-descida-de-morro-em-santos,-sp

G1 Santos

Fiéis acompanham imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat em descida de morro em Santos, SP

A imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat, a padroeira de Santos, no litoral de São Paulo, desceu o morro neste sábado (26). Mesmo debaixo de chuva, fiéis acompanharam o trajeto após a missa de abertura das festividades da santa, no Santuário Diocesano do Monte Serrat. A programação teve início às 15 horas e, logo após a abertura, a imagem foi conduzida pela escadaria até o sopé do morro, seguindo […]

today26 de agosto de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%