G1 Mundo

Michigan acende o alerta para Biden, que precisa apaziguar a insatisfação de uma parcela de seu partido em relação à guerra de Israel em Gaza

today28 de fevereiro de 2024 11

Fundo
share close

Voto de protesto fica em segundo lugar nas primárias do estado e pode se repetir nas próximas prévias.




Funciona Assim Eleições dos EUA: entenda o que são as primárias e os caucus

Funciona Assim Eleições dos EUA: entenda o que são as primárias e os caucus

Esta parcela árabe-americana do eleitorado deixou claro nas urnas o protesto contra o apoio do presidente americano a Israel na guerra em Gaza. Biden tentou acalmar os ânimos na véspera das primárias, quando anunciou esperar um acordo visando à libertação de reféns e ao cessar-fogo no enclave palestino para a próxima semana.

Biden em 1º de fevereiro de 2024 — Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein/File Photo

A expressiva comunidade árabe de Michigan, ao que parece, não se deixou seduzir pelo otimismo de Biden e seguiu os apelos do movimento “Listen to Michigan”. Funcionários do governo Netanyahu e do Hamas também expressaram descrença em relação à perspectiva de um cessar-fogo humanitário.

Réu em três processos por corrupção e abuso de poder, o premiê israelense está aferrado ao cargo e à sua coalizão extremista e não tem pressa alguma para pôr fim à guerra contra o Hamas. A prorrogação do conflito assegura, a priori, a sustentação de sua aliança no governo e a permanência no poder.

O governo americano e o de Israel estão em rota de colisão em relação ao futuro da guerra, à reconstrução de Gaza e à solução de dois Estados na região. Mas, na prática, Israel vem obtendo apoio dos EUA em vetos sucessivos no Conselho de Segurança da ONU sobre o cessar-fogo.

Voltando a Biden, o presidente americano tem um problema que se agrava — o de apaziguar a insatisfação na ala esquerda de seu partido, que protesta contra a condução de sua política em Gaza. Depois de Michigan, outros estados poderão imitar o voto de protesto contra a guerra nas próximas primárias.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

serie-de-incendios-florestais-no-texas-faz-estados-unidos-fecharem-deposito-com-armas-nucleares

G1 Mundo

Série de incêndios florestais no Texas faz Estados Unidos fecharem depósito com armas nucleares

Funcionários foram retirados da base da Pantex, na noite de terça-feira (27). Incêndio destruiu casas e deixou milhares de residências sem energia elétrica. Bombeiros combatem incêndios florestais no Texas, em 27 de fevereiro de 2024 — Foto: Flower Mound Fire Department via AP Uma instalação com armas nucleares dos Estados Unidos precisou ser fechada por causa de incêndios florestais que atingem o Texas. Funcionários foram retirados da base da Pantex, […]

today28 de fevereiro de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%