G1 Mundo

Milhares de participantes enfrentam lama em ‘êxodo’ após isolamento no festival Burning Man

today4 de setembro de 2023 1

Fundo
share close

Milhares de participantes do Burning Man começaram seu “êxodo” nesta segunda-feira (4), nos Estados Unidos, enquanto o festival de artes de contracultura no deserto de Nevada encerra a edição de 2023 em um mar de lama.

Os organizadores publicaram online que esperavam permitir formalmente que os veículos saíssem ao meio-dia desta segunda-feira, no horário local, mas alguns participantes relataram à agência de notícias Reuters um fluxo constante de veículos partindo desde o amanhecer.

De acordo com a emissora de notícias americana CNN, as estradas foram abertas pelos organizadores.



A saída passa por uma estrada de terra não pavimentada de 8 km até a rodovia mais próxima. Fotos compartilhadas em sites mostraram veículos recreativos robustos atolados na lama até os aros dos pneus, e alguns usavam tábuas sob as rodas na tentativa de obter tração.

O festival está localizado a cerca de 24 km da cidade mais próxima e a mais de 170 km ao norte de Reno.

Os organizadores pediram aos que pudessem que adiassem a saída até a manhã de terça-feira para reduzir o trânsito.

Durante dias, cerca de 70 mil pessoas foram obrigadas a permanecer onde estavam e conservar comida e água, enquanto as autoridades fechavam as estradas e saídas, ordenando que todos os veículos permanecessem parados.

Mas os meteorologistas do Serviço Meteorológico Nacional disseram nesta segunda-feira que a chuva havia passado.

Alguns dos participantes do festival ignoraram a ordem de permanecerem parados durante o fim de semana e tentaram caminhar ou dirigir até a rodovia. Outros continuaram a festa mesmo sob a chuva.

Vídeos publicados nas redes sociais mostraram foliões fantasiados — incluindo algumas crianças — deslizando pela lama pegajosa, a maioria deles coberta da cabeça aos pés pela terra molhada.

Todos os anos, o Burning Man atrai dezenas de milhares de pessoas ao deserto de Nevada para dançar, fazer arte e desfrutar do ato de fazer parte de uma comunidade temporária e autossuficiente de espíritos com ideias semelhantes. A versão deste ano foi inaugurada em 27 de agosto e estava programada para funcionar até esta segunda-feira.

O festival teve origem em 1986 como um pequeno encontro em uma praia de São Francisco, na Califórnia, e agora é frequentado por celebridades e influenciadores das redes sociais. Um ingresso normal custa US$ 575.

Normalmente a penúltima noite é dedicada a uma despedida, com a queima de uma efígie gigante de um homem, acompanhada de um show de fogos de artifício, o que não ocorreu neste ano. Os organizadores afirmaram, no entanto, que isso ainda pode acontecer na noite desta segunda-feira.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

burning-man:-dj-vintage-culture-anda-por-mais-de-2-horas-para-sair-de-deserto-ilhado;-veja-video

G1 Mundo

Burning Man: DJ Vintage Culture anda por mais de 2 horas para sair de deserto ilhado; veja vídeo

Lukas Ruiz, o Vintage Culture, tinha seis apresentações agendadas no evento que se transformou em um enorme lamaçal, por causa da chuva no deserto de Nevada, nos Estados Unidos. DJ Vintage Culture anda por mais de 2h para conseguir sair do Burning Man O DJ brasileiro Lukas Ruiz – ou Vintage Culture como é conhecido – fez uma publicação em uma rede social, afirmando que teve que andar a pé […]

today4 de setembro de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%