G1 Mundo

Militares reabrem fronteiras do Gabão após liderarem golpe de Estado, diz agência

today2 de setembro de 2023 7

Fundo
share close

Fronteiras terrestres, marítimas e aéreas estavam fechadas desde quarta-feira (30), quando o então presidente do Gabão foi destituído.




Multidão aplaude comboio militar após declaração de golpe no Gabão

Multidão aplaude comboio militar após declaração de golpe no Gabão

O grupo de militares que tomou o poder em um golpe de Estado no Gabão decidiu reabrir as fronteiras terrestres, marítimas e aéreas a partir deste sábado (2). Elas estavam fechadas desde quarta-feira (30) quando o então presidente foi destituído.

A informação foi veiculada pela agência de notícias France Presse, que citou a fala de um porta-voz do exército do Gabão em uma TV estatal.

As Forças Armadas gabonesas tomaram o poder sob alegação de fraude nas eleições gerais do país, que ocorreram no fim de semana passado e indicaram a vitória do então presidente, Ali Bongo, no poder desde 2009. Desde então, o ex-mandatário do Gabão está em prisão domiciliar.

Os militares também anunciaram a dissolvição de instituições como o Senado e a Assembleia Nacional, anunciaram um toque de recolher noturno e cortaram os serviços de internet no país.

O Gabão tem 2,3 milhões de habitantes, dos quais mais de 30% vivem em condição de pobreza. O país foi governado pela família Bongo durante 56 anos, ou seja, todo o período depois de a nação se tornar independente da França.

Após o anúncio do golpe, centenas de pessoas foram às ruas em tom de comemoração pela saída de Bongo do poder – vídeos nas redes sociais mostram celebrações nas ruas.

Especialistas afirmam que a África tem se tornado um campo de batalha entre a Rússia e o Ocidente, com disputa por influência na região do Sahel. Recursos naturais abundantes em alguns países africanos são um ponto importante no interesse pela região.

Países onde houve golpes de Estado entre 2021 e 2023 — Foto: Kayan Albertin/g1

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

acidente-de-transito-no-iraque-deixa-18-mortos,-a-maioria-peregrinos-iranianos

G1 Mundo

Acidente de trânsito no Iraque deixa 18 mortos, a maioria peregrinos iranianos

Ao menos 18 pessoas, a maioria peregrinos iranianos, morreram em um acidente de trânsito na noite da última sexta-feira (1º) ao norte de Bagdá, informaram fontes médicas neste sábado. A colisão entre dois micro-ônibus aconteceu pouco antes da meia-noite e também deixou outras 15 pessoas feridas, disse uma fonte médica, que pediu anonimato, à AFP. O acidente aconteceu entre as cidades de Dujail e Samarra, informou a agência estatal de […]

today2 de setembro de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%