G1 Mundo

Ministras espanholas criticam beijo de presidente da Federação de Futebol na meio-campo Jenni Hermoso

today21 de agosto de 2023 8

Fundo
share close

A Espanha venceu a Inglaterra, por 1 x 0, na final da Copa do Mundo de Futebol feminino neste domingo (20). E a premiação do primeiro mundial conquistado pelas espanholas ficou marcada por um beijo na boca sem consentimento dado pelo presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, na meio-campo da Seleção, Jenni Hermoso.

O vídeo rodou o mundo, mostrando o momento em que Rubiales segura o rosto de Hermoso e lhe surpreende com o beijo. Em meio à repercussão entre jornalistas e formadores de opinião de todo o mundo, duas ministras de Estado da Espanha se manifestaram sobre o assunto.

Não vamos supor que dar um beijo sem consentimento seja algo ‘que acontece’. É uma forma de violência sexual que as mulheres sofrem diariamente, e que não podemos normalizar. É tarefa de toda a sociedade. Consentimento no centro. Só sim é sim.



— Irene Montero, ministra da Igualdade da Espanha.

Em cima do comentário de Montero, outra ministra, Ione Belarra, dos Direitos Sociais, fez menção ao caso ter acontecido sob os olhos de todos, durante a premiação das jogadoras.

“O que todas nós pensamos: se eles fizerem isso com toda a Espanha assistindo, o que eles não farão em particular? A violência sexual contra a mulher tem que acabar. Abraços às nossas campeãs!”, disse.

A deputada Martina Velarde, do Podemos, também comentou o assunto: “Quantos Rubiales tivemos que aturar ao longo de nossas vidas, quanta conivência já aguentamos de camaradas e machões que os encorajam e os defendem. Seus modos, seus gestos, suas tolices, como são familiares… tantas situações incômodas e desagradáveis. Nojo.”

A própria Jenni Hermoso comentou com as colegas de time, em live nas redes sociais, que não havia gostado do beijo dado por Rubiales durante a premiação.

“Eu não gostei, né? (…) Mas o que eu ia fazer?”, disse Hermoso.

Mais tarde, a meia espanhola botou panos quentes no desconforto causado pelo presidente da Federação de Futebol, e disse que o beijo foi um “gesto mútuo, totalmente espontâneo, pela alegria imensa que é a conquista de uma Copa do Mundo”.

“O presidente e eu temos uma ótima relação, o comportamento dele com todas nós tem sido marcante e foi um gesto natural de carinho e gratidão”, disse Hermoso ao jornal AS.

“Um gesto de amizade e gratidão não pode ser anulado, ganhamos uma Copa do Mundo e não vamos nos desviar do que é importante.”

O próprio Rubiales também fez seu comentário sobre o episódio, e contemporizou a própria atitude. “Quando duas pessoas têm uma mostra de carinho sem importância, não há de se fazer caso de idiotices”, disse Rubiales ao jornal Marca.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

eleicoes-no-equador:-cedula-mostra-candidato-a-presidencia-assassinado

G1 Mundo

Eleições no Equador: cédula mostra candidato à presidência assassinado

Fernando Villavicencio foi morto durante comício dias antes do pleito, e cédulas não puderam ser trocadas. Cédula utilizada nas eleições presidenciais do Equador, domingo, 20 de agosto de 2023. Villavicencio aparece no topo da sétima coluna (da esquerda para a direita). — Foto: Dolores Ochoa/AP O Equador realiza neste domingo (20) o primeiro turno das eleições presidenciais do país e a escolha de quem serão os deputados da Assembleia Nacional. […]

today21 de agosto de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%