Prefeitura de Guarujá

Ministro assegura a pescadores que medidas serão revistas

today26 de outubro de 2023 6

Fundo
share close

Grupo esteve em audiência nesta quinta-feira (26), com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, para sensibilizá-lo acerca das medidas prejudiciais à atividade pesqueira

Depois de enfrentarem uma viagem de ônibus até Brasília, cerca de 50 pescadores de Guarujá, Litoral Sul e São Sebastião estão mais aliviados. O ministro da Pesca e da Aquicultura, André de Paula, assegurou à categoria que medidas prejudiciais à atividade pesqueira serão revistas. A reunião com o ministro foi agendada a partir de audiência pública, no início do mês, promovida pela Prefeitura de Guarujá. O Município liderou a luta em âmbito nacional.

O superintendente de Pesca, Náutica e Economia Solidária da Prefeitura de Guarujá, representou o prefeito na comitiva à Capital Federal. Os pescadores se reuniram com o ministro para sensibilizar o Governo Federal como o objetivo da suspensão do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (Preps) e a Portaria 310, que estabelece critérios higiênico-sanitários e que devem vigorar em 2024, que inviabilizariam a atividade.

No encontro, o ministro tranquilizou os pescadores. “Podem continuar trabalhando tranquilamente. As medidas não vão passar a valer a partir de janeiro. Estamos revisando todos os trâmites necessários, para que possamos resolver essa questão da melhor forma, sem qualquer prejuízo aos pescadores”, garantiu André de Paula.

O grupo de pescadores saiu do estacionamento do Paço Moacir dos Santos Filho, no início da tarde de quarta-feira (25). Com 43 anos de pesca, Alberto Domingos dos Santos considerou a reunião válida. “Ele nos garantiu que não vamos ficar sem pescar até isso se resolver, de fato. O ministro viu que a nossa causa é justa, pois essas medidas não cabem para nossos barcos, que são pequenos”, relatou.



“O maior medo desses pescadores artesanais era de serem obrigados a parar de trabalhar, já a partir de janeiro. Mas hoje (26) vencemos mais uma etapa desta luta, pois o ministro nos assegurou que nenhuma medida será imposta aos pescadores”, conta o superintendente de Pesca, Náutica e Economia Solidária da Prefeitura de Guarujá.

Preps e Portaria 310

As normativas entrariam em vigor no ano que vem e os pescadores temiam que tais medidas inviabilizem a pesca artesanal, em Guarujá e no País inteiro, pois são medidas que gerariam custos altos, com pouco tempo para adequação. A pauta incluiu ainda a discussão o Projeto de Lei 347/2022, que proíbe a pesca de arrasto e acordo entre a Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores.

Audiência Pública

A reunião com o ministro aconteceu após audiência pública realizada no dia 2 deste mês, com pescadores, principalmente, de arrasto de camarão. A iniciativa da Prefeitura é conduzida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedep), por meio da Superintendência de Pesca, Náutica e Economia Solidária.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: arthur.pinho

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

unidade-sest/senat-guaruja-oferece vaga-para-tecnico-em-radiologia

Prefeitura de Guarujá

Unidade Sest/Senat Guarujá oferece vaga para Técnico em Radiologia

As inscrições já estão abertas e acontecem até o dia 1º de novembro A unidade do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), em Guarujá, está oferecendo uma vaga para o cargo de Técnico em Radiologia. As inscrições já estão abertas e acontecem até o dia 1º de novembro. Os interessados podem obter mais informações acessando o endereço eletrônico http://www.sestsenat.org.br/trabalhe-conosco e clicar em Trabalhe Conosco. […]

today26 de outubro de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%