G1 Santos

Ministro de Portos assina três termos para obras no Porto de Santos; veja quais são

today21 de setembro de 2023 2

Fundo
share close

O novo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinou três termos de compromisso para obras de infraestrutura portuária no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, nesta quinta-feira (21), durante a primeira visita na Baixada Santista à frente do ministério.

A assinatura dos documentos aconteceu na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS), com a presença da secretária nacional de Portos, Mariana Pescatori, o diretor-presidente da APS, Anderson Pomini, e os prefeitos de Santos e Guarujá, Rogério Santos e Válter Suman, respectivamente.

Um dos documentos frisa a construção da segunda fase da avenida perimetral de Guarujá, com cronograma para início do próximo ano. O objetivo é que a obra seja classificada entre as prioritárias, pois é essencial para o escoamento de produtos pela margem esquerda do complexo portuário.



O outro termo assinado pelo ministro é para um estudo de expansão da poligonal do Porto de Santos. “Temos no Alemoa, cerca de 400 mil metros, que hoje é área da prefeitura. O ministro determinou estudo para incluirmos esses 400 mil metros também como área portuária”, explicou Pomini. Segundo ele, isso dependerá de análises técnicas e de um acordo com a administração municipal de Santos.

O terceiro documento que foi assinado por Costa Filho firma compromisso para construção de quatro novos berços nas áreas dos combustíveis do bairro Alemoa, também em Santos. Dois serão destinados à utilização pública.

O ministro aproveitou a visita para enfatizar que a mudança ministerial que o colocou à frente da pasta de Portos e Aeroportos não altera a diretoria da APS, escolhida pelo antigo ministro Márcio França. Desta forma, Anderson Pomini continuará no comando do complexo portuário santista com objetivo de aprimorar a governança do porto.

“Tem espírito público, capacidade de trabalho, capacidade de dialogar, de ouvir, de construir pontes, de ouvir o contraditório”, descreveu Costa Filho.

Coletiva de imprensa do novo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, na Baixada Santista — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal

O ministro Silvio Costa Filho enfatizou que pretende manter por perto as iniciativas privadas, mas a privatização da administração do Porto de Santos não está em pauta. “Falar em privatizar Porto de Santos nesse momento não é uma agenda que interessa a agenda portuária nacional”, disse.

De acordo com ele, o complexo portuário santista é referência no País. “A gente sabe que aqui foi construído ao longo de mais de 100 anos um sonho de trabalhadores, trabalhadoras, funcionários públicos, pessoas que acreditaram e dedicaram suas vidas ao Porto de Santos”, ressaltou.

Costa Filho divulgou que o presidente da República, Lula da Silva (PT), e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), falarão juntos sobre as obras do túnel submerso Santos-Guarujá na próxima segunda-feira (25), em São Paulo.

“O momento agora, mais do que nunca, é de esquecer a eleição, esquecer o divisionismo […] A gente precisa trabalhar de maneira coletiva”, disse o ministro.

O ministro também participou de uma reunião com líderes de sindicatos para ouvir reinvindicações. Em seguida, ele vai até o local do futuro Parque Valongo, que teve as obras iniciadas. Ele também estará em Guarujá, na parte da tarde, para conhecer a Base Aérea de Santos, onde será o futuro Aeroporto Metropolitano. De lá, ele embarcará de volta à São Paulo.

Novo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participa de reunião com os sindicatos na Baixada Santista — Foto: Carlos Abelha/g1

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

embaixador-de-israel-a-onu-ergue-foto-de-mahsa-amini,-durante-discurso-do-presidente-iraniano

Pleno News

Embaixador de Israel à ONU ergue foto de Mahsa Amini, durante discurso do presidente iraniano

Lawrence Maximo - 21/09/2023 12h47 Protesto Mahsa Amini Foto: EFE/Mario Guzmán O presidente iraniano Ebrahim Raisi é chamado de “açougueiro de Teerã” à luz de seu envolvimento na execução em massa de presos políticos iranianos, na década de 80. O embaixador de Israel nas Nações Unidas, Gilad Erdan, acenou uma foto de Mahsa Amini, jovem iraniana morta sob custódia da polícia de “moralidade de Teerã” em setembro passado, durante um […]

today21 de setembro de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%