Gospel Prime

Moeda “extremamente rara” do Primeiro Templo é descoberta

today19 de janeiro de 2024

Fundo
share close

Uma antiga moeda de prata, do período do Primeiro Templo, foi recentemente descoberta em um local nas Colinas de Judá, sudoeste de Jerusalém. Segundo a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), juntamente com ela, estava um peso de shekel de pedra e outros artefatos.

Nesse sentido, o Dr. Robert Kool, chefe do Departamento Numismático da Autoridade de Antiguidades de Israel afirma que a moeda extremamente rara é uma das apenas meia dúzia desse tipo encontradas em Israel. Ela remonta ao período persa há cerca de 2.550 anos (séculos VI-V a.C.). Assim, a moeda foi cunhada em um período em que o uso de moedas havia acabado de começar.

“A descoberta rara contribui com informações sobre a forma como o comércio era realizado e o processo pelo qual o comércio global passou de pagamentos pesando peças de prata para o uso de moedas. A moeda pertence a um grupo de moedas muito antigas que foram cunhadas fora de Israel, nas regiões da Grécia antiga, Chipre e Turquia. Nos séculos VI-V a.C., essas moedas começaram a aparecer em locais na Terra de Israel”, explicou.

Desse modo, a moeda foi encontrada dividida em duas partes. Isso indica que estava sendo usada como peso para o comércio, mesmo que tenha sido originalmente cunhada como moeda. Assim, demonstrando um sinal da economia em mudança gradual da época. Os arqueólogos desenterraram os itens durante uma escavação de uma casa do período do Primeiro Templo.

Um Acontecimento na Arqueologia

Segundo The Times of Israel, o peso de shekel de pedra, que pesa 11,07 gramas, é um sinal de comércio organizado inicial na região. Dessa forma, os diretores da escavação, Michal Mermelstein e Danny Benayoun, apontam que o  peso de pedra em forma de domo teria sido usado para pesar metais, especiarias e outras mercadorias caras.



“O sinal no peso era uma abreviação egípcia antiga (hierática) para a palavra shekel, e o único traço inciso representa um shekel. Isso era efetivamente um peso padrão na região do Reino de Judá, mostrando que as mercadorias eram cuidadosamente pesadas nos mercados”, afirmam eles.

Por fim, o diretor da IAA, Eli Escuisido, revelou que as pequenas moedas são uma fonte crucial de informação em arqueologia.

“Por meio de um objeto pequeno como uma moeda, torna-se possível rastrear os processos de pensamento humano e observar que nossos hábitos econômicos permaneceram amplamente inalterados por milhares de anos, apenas a tecnologia mudou. Nesse contexto, é interessante considerar futuras pesquisas arqueológicas em um mundo que adotou o comércio eletrônico”, concluiu.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

iranianos-aceitam-a-jesus-cristo-apos-serem-guiados-a-ouvirem-radio

Gospel Prime

Iranianos aceitam a Jesus Cristo após serem guiados a ouvirem rádio

No cenário conturbado do Iraque, onde os muçulmanos associam os cristãos ao Ocidente, gerando perseguições, há um vislumbre de esperança. Assim, Samuel, nome fictício por questões de segurança, compartilha histórias redentoras, destacando que, apesar do caos, “Deus está agindo de maneira surpreendente”. Segundo MNN Online, o governo iraquiano apresentou uma queixa ao Conselho de Segurança da ONU sobre os recentes ataques com mísseis no Curdistão, rotulando os ataques como “agressão […]

today19 de janeiro de 2024

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%