G1 Mundo

Moldávia afirma que Rússia tinha plano para derrubar o governo

today14 de fevereiro de 2023 13

Fundo
share close

“O plano inclui ataques contra prédios estatais e a tomada de reféns por sabotadores de origem militar disfarçados de civis”, disse Sandu à imprensa. O governo dela é tido como pró-Europa.

A informação foi mencionada pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na semana passada, e vem de documentos interceptados pelo serviço secreto ucraniano.

Os serviços de inteligência da Moldávia confirmaram a informação sem dar detalhes, afirmando que “identificaram atividades destinadas a enfraquecer e desestabilizar” esta ex-república soviética de 2,6 milhões de pessoas, localizada entre a Romênia e a Ucrânia.



“O objetivo é derrubar a ordem constitucional e substituir o poder legítimo em Chisinau por um ilegítimo”, disse a chefe de Estado, que está no cargo desde dezembro de 2020.

Segundo ela, o governo da Rússia conta com “o envolvimento de forças internas”, como o partido de Ilan Sor, um magnata aliado da Rússia, mas também de cidadãos russos, belorrussos, sérvios e montenegrinos.

A Moldávia, candidata a entrar na União Europeia desde meados de 2022, sofreu várias crises desde o início da guerra na Ucrânia e passou vários meses denunciando a “chantagem energética russa”, que reduziu pela metade suas entregas de gás.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

apuracao-do-grupo-especial-do-carnaval-de-santos:-g1-transmite-ao-vivo

G1 Santos

Apuração do Grupo Especial do carnaval de Santos: g1 transmite ao vivo

A apuração das notas que definirão as campeãs do Carnaval 2023 de Santos, no litoral de São Paulo, será realizada nesta terça-feira (14), no Teatro Municipal Braz Cubas. O g1 Santos vai transmitir o evento, a partir das 12h. A apuração é restrita à imprensa e a cinco representantes por escola de samba. Segundo a Prefeitura de Santos, antes da apuração das notas, a comissão de carnaval e representantes da […]

today13 de fevereiro de 2023 63

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%