G1 Santos

Monumentos da Baixada Santista ganham iluminação azul em alusão à campanha

today26 de julho de 2023 2

share close

Monumentos da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, receberam iluminações azuis em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento, decretado pela ONU em abril de 2021. A iniciativa seguirá nas cidades de Guarujá, São Vicente e Bertioga até o próximo domingo (30).

A data foi fixada no dia 25 de julho pela Assembleia Geral das Nações Unidas. A Organização Mundial de Saúde, subordinada da entidade, foi designada como coordenadora e facilitadora das ações.

A mudança na iluminação faz parte do movimento “Go Blue”, que visa a prevenção de acidentes em ambientes aquáticos. No Brasil, a iniciativa é coordenada pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), parceira da OMS.



As luzes buscam chamar a atenção dos moradores e visitantes, para que possam aderir à campanha. Além disso, algumas cidades da Baixada Santista também promoveram ações sociais de forma simultânea ao movimento.

Em Bertioga, a Praça dos Emancipadores e o Portal de entrada da cidade receberam uma iluminação especial em azul, tornando-se símbolos de alerta e reflexão para população.

Praça dos Emancipadores recebe iluminação azul em alusão à Campanha “Go Blue”, da ONU — Foto: Prefeitura de Bertioga

Além da mudança visual, a Prefeitura de Bertioga está disponibilizando aulas gratuitas de natação como parte da campanha. A inscrição poderá ser realizada via WhatsApp pelo número (13) 3317-2004. As atividades serão destinadas à todas as idades.

Na cidade de São Vicente, o prédio do Paço Municipal e o Monumento Memorial dos 500 anos do Brasil, idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, no alto da Ilha Porchat, estão iluminados de azul.

Monumento idealizado por Oscar Niemeyer recebe iluminação especial, em São Vicente — Foto: Reprodução/Instagram/Prefeitura de São Vicente

De acordo com a Prefeitura, o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMAR), em conjunto com a Sebrasa, farão a entrega de panfletos informativos nas praias, que ressaltam dicas essenciais sobre segurança aquática.

Já em Guarujá, a mudança na iluminação aconteceu na Fortaleza de Santos Amaro da Barra Grande. Visando alcançar o objetivo da campanha, o Subgrupamento de Bombeiros Marítimos de Guarujá (SGBMar) ressaltou que os afogamentos não ocorrem somente em piscinas ou praias, tendo em vista que as próprias bacias ou tanques podem oferecer risco às crianças nas residências.

Fortaleza da Barra recebe iluminação especial em alusão à Campanha “Go Blue”, da ONU — Foto: Prefeitura de Guarujá

Vídeos: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

G1 Mundo

Canadá vive a pior estação de incêndios da história, e Brasil envia combatentes para enfrentar o fogo

O Canadá passa pela pior estação de incêndios de sua história, e um grupo de pouco mais de 100 brasileiros especializados em combate ao fogo em áreas florestais foram enviados para ajudar as autoridades canadenses. Entre os brasileiros, há 20 funcionários do Instituto Chico Mendes e 41 do Ibama –entre esses, 10 são quilombolas do Goiás, e 9 são indígenas da etnia Xerente, do Tocantins. A missão brasileira é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação do Itamaraty. Todo o efetivo […]

today26 de julho de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%