Prefeitura de Guarujá

Moradores da Prainha Branca são qualificados para ação de resposta em caso de desastres naturais

today3 de março de 2023 10

Fundo
share close

Núcleo Comunitário Experimental de Proteção e Defesa Civil qualificou primeiro grupo de pessoas da comunidade; meta é educar para que os próprios moradores ajudem na prevenção e na atuação nesse tipo de situação

Educar e preparar os moradores da Prainha Branca com noções de autosuficiência e conhecimentos básicos de primeiros socorros. Essa foi a meta do primeiro Núcleo Comunitário Experimental de Proteção e Defesa Civil, que qualificou integrantes do bairro para atuar na prevenção e na ação de resposta em caso de desastres naturais. A formatura, com um grupo de 10 participantes, aconteceu na quarta-feira (28), no Centro Comunitário da Prainha Branca. O projeto é um convênio entre a SOS Mata Atlântica e a Prefeitura de Guarujá.

Em março de 2020, os cerca de 400 moradores ficaram totalmente isolados devido às chuvas que assolaram a Baixada Santista. Por conta da distância e do difícil acesso – realizado apenas por barco ou por uma trilha de 30 minutos de caminhada – o projeto piloto teve como objetivo oferecer para essa comunidade, que mora em área de proteção ambiental, conhecimentos sobre o meio que vivem e os riscos do local, como erosão costeira, alagamentos, deslizamentos, entre outros.

Para isso, voluntários que atuarão como agentes multiplicadores dentro do bairro foram capacitados por meio de aulas virtuais e presenciais, em teoria e prática. A fim de fechar esse ciclo de aprendizado com chave de ouro, a gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Guararu, Mirella Baldacconi, organizou a formatura dos participantes com um café da tarde, diplomas e a entrega de equipamentos necessários para colocar todo o conhecimento em prática, tais como colete, lanternas, cordas, fita zebrada, maca, entre outros.

Ação conjunta



Devido à complexidade do projeto integrado, estiveram envolvidas, em conjunto, equipes das secretarias de Meio Ambiente; de Defesa e Convivência Social, por meio da Defesa Civil; e de Saúde, por meio do Samu.

“Nós ligamos a gestão e a área ambiental. O trabalho da Secretaria de Meio Ambiente foi feito em conjunto com a Defesa Civil, a fim de qualificar os moradores para conhecimentos que serão utilizados mesmo no dia a dia, como segurança no lar, afogamentos e salvamentos tanto de integrantes da comunidade quanto de turistas”, explica Mirella.

Para os geólogos da Defesa Civil de Guarujá, Jozzefer Vincov de Abreu e Carlos Adolfo Silva Fernandez, o Núcleo Preventivo de Defesa Civil (Nupdec) foi colocado em prática. “Foram discutidas a geografia da comunidade e suas suscetibilidades, por exemplo, deslizamentos, erosão costeira e alagamentos, além de fogo em mata”, diz Carlos.

As questões como uso e ocupação de solo frente à adaptação climática foram discutidas, além de mostradas situações em que os moradores estão suscetíveis e ações do dia a dia que prejudicam essa interação com o meio em que vivem. Para enfrentar um possível desastre natural, a Defesa Civil de Guarujá ainda criou o plano de evacuação, que conta com rotas de fuga até o ponto de concentração, além de placas orientativas ao longo da trilha de acesso com informações e telefones úteis.

Para a coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Guarujá, os moradores serão um braço da unidade. A turma aprendeu, com a equipe do Núcleo de Educação Permanente, regida pelo chefe Airton Gonçalves Júnior, sobre parada cardiorrespiratória, convulsão, desmaio, atendimento à vítima de trauma, engasgo e contenção de hemorragia.

“Eles foram preparados com noções básicas de primeiros socorros para realizar um primeiro atendimento, que é fundamental para salvar vidas até a chegada de uma unidade nossa. Nossa missão é qualificar o máximo de pessoas possível”, explica a coordenadora.

Reconhecimento

A presidente da Associação de Moradores da Prainha Branca, Claudenice Oliveira de Almeida Flávio, agradeceu em nome dos 400 moradores da comunidade. “O conhecimento e os suprimentos são de grande importância para a gente. Somos o último bairro de Guarujá e termos esse rico aprendizado ajudará e muito caso aconteça algo”.

Morador da Prainha Branca há 50 anos, Alexandre de Oliveira Alves já se colocou à disposição para novos cursos. “Quero contribuir e estou disponível para receber mais informação. Gostei muito de ter  participado de cada etapa e conseguido concluir cada uma delas, pois é algo que já gosto e tenho interesse”.

Escolha

A proposta de tema da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Guararu foi enviada à SOS Mata Atlântica, que prontamente patrocinou todo o projeto realizado na Prainha Branca. A exigência é que as ações fossem realizadas em Unidade de Conservação da Natureza. O sucesso do convênio foi tanto que já existem recursos para uma segunda fase do projeto, cujo local ainda será definido.

A SOS Mata Atlântica é uma organização não-governamental (ONG) criada em 1986 cuja missão é a de defender a Mata Atlântica do Brasil, conservando os patrimônios naturais e histórico, buscando um desenvolvimento sustentável que possa preservar a fauna e flora.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Evelyn

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mulher-tem-moto-furtada-em-estacionamento-de-shopping-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Mulher tem moto furtada em estacionamento de shopping no litoral de SP

Um mulher de 37 anos teve a moto furtada no estacionamento do Praiamar Shopping em Santos, no litoral de São Paulo. Ao g1, ela contou ter passado duas horas com a filha dentro local, no bairro Aparecida, e só descobriu que tinha sido vítima do crime no momento de ir embora. A cabelereira, que preferiu não se identificar, disse ter pagado o valor do estacionamento, pegado o comprovante e, quando […]

today3 de março de 2023 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%