G1 Santos

Moradores denunciam situação de praia do litoral de SP com motos empinadas, multidão e drogas; VÍDEO

today4 de dezembro de 2023 10

Fundo
share close

“Virou um submundo, surreal conviver”. É assim que uma moradora de Guarujá, no litoral de São Paulo, descreve como é viver na região da Praia das Astúrias. Ao g1, a mulher contou que dezenas de jovens e crianças se aglomeram na faixa de areia infringindo diversas leis da cidade durante os finais de semana. Imagens registradas pela população mostram multidões na praia e, inclusive, motos sendo empinadas e transitando entre as pessoas na faixa de areia (assista acima).

“Além de ficarem curtindo o som alto com caixa de som grande, eles ficam estourando escapamento de moto, usando droga, comprando e vendendo bebidas […]. Além de que toda vez que vão fazer limpeza, acham várias camisinhas, são pessoas que vão para debaixo das árvores e praticam sexo. Além disso, eles fazem xixi ao redor inteiro e defecam também”, descreveu a moradora de 28 anos – que prefere não ser identificada.

Um outro morador, de 38 anos, contou que tem dois filhos em casa, sendo um bebê recém-nascido e uma criança de 4 anos. “Tememos constantemente pela nossa segurança”, disse ele, em entrevista ao g1.



O homem relatou ainda que tem sido “extremamente difícil” conseguir descansar. “Como as motos ficam passando em frente aos prédios repetidamente até 6h, só conseguimos dormir mesmo depois desse horário”, afirmou.

Nas imagens gravadas pelos próprios moradores é possível ver a faixa de areia repleta de pessoas com coolers, caixas de som e até motociclistas que aparecem andando de moto no meio da multidão e empinando os veículos.

“Eles querem afrontar os moradores, soltar fogos de artifício. E, no meio disso, tem crianças de colo, as mães trazem crianças pequenas de 3 e 5 anos que ficam brincando no meio dessa maloca toda”, disse a mulher, de 28 anos.

Aglomerações são registradas aos finais de semana na Praia das Astúrias, em Guarujá (SP) — Foto: Arquivo Pessoal

Segundo os moradores, antigamente eram realizados bailes funk na região. “A gente começou a denunciar, começaram a fazer algumas operações e tudo mais. Só que como eles veem de dia que não tem policiamento suficiente para atender a demanda, começam a publicar nos grupos de Facebook e de WhatsApp para poder vir”, afirmou a moradora.

“Pagamos um IPTU altíssimo, mas assim como meus pais, teremos provavelmente que ir embora do Guarujá. A orla se tornou inabitável nos últimos anos”, enfatizou o homem.

Ainda segundo a população, apesar da Polícia Militar (PM) e Guarda Civil Municipal (GCM) serem constantemente acionadas, nada é feito para controlar as multidões. “A gente está completamente abandonado, a polícia tem medo, os moradores têm medo, os caras estão tomando conta”, disse a mulher.

Procurada pelo g1, a Prefeitura de Guarujá informou que o local é monitorado regularmente por uma força-tarefa da GCM. “As operações têm apreendido caixas de som, bicicletas, além de multar veículos que transitam ou estacionam em local proibido. A Força-Tarefa também atua mediante denúncia, por meio do telefone 153”.

Prefeitura de Guarujá informou que GCM realiza forças-tarefa na Praia das Astúrias — Foto: Prefeitura de Guarujá/Divulgação

Segundo a administração municipal, a equipe da GCM também fiscaliza a venda de bebidas no local. Sobre a sujeira deixada pelas pessoas, a prefeitura disse que a Secretaria de Operações Urbanas é acionada e realiza a limpeza pela manhã.

A PM não se manifestou até a publicação desta reportagem.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

motorista-embriagado-e-preso-apos-fazer-‘drift’-no-litoral-de-sp-e-bater-em-carros-durante-fuga-da-pm;-video

G1 Santos

Motorista embriagado é preso após fazer ‘drift’ no litoral de SP e bater em carros durante fuga da PM; VÍDEO

Um jovem, de 25 anos, foi preso após causar acidentes enquanto dirigia em alta velocidade em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Imagens obtidas pelo g1 nesta segunda-feira (4) mostram o motorista fazendo uma manobra de drift (derrapando a parte traseira do carro em círculos) e colidindo com um veículo pouco antes de ser abordado pela Polícia Militar (PM) (assista acima). Conforme apurado pela reportagem, o motorista estava em […]

today4 de dezembro de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%