G1 Santos

Moradores protestam contra fechamento de Pronto-Socorro em São Vicente

today30 de janeiro de 2024 2

Fundo
share close

Os moradores de São Vicente, no litoral de São Paulo, realizaram um protesto contra o fechamento do Pronto-Socorro (PS) Parque das Bandeiras, no bairro Rio Branco, na manhã desta terça-feira (30). A população solicita que a reforma do equipamento seja feita, mas sem interromper os atendimentos médicos. (confira mais abaixo)

O PS Parque das Bandeiras foi fechado na última segunda-feira (29) para reforma, cujo investimento será de R$ 1,5 milhões. De acordo com a prefeitura, trata-se de uma obra estrutural em todo o edifício. O tempo previsto para a conclusão do serviço é de 150 dias.

A administração municipal informou, em nota, ter transferido os atendimentos para o PS do Rio Branco, inaugurado no começo de 2023, além de ter disponibilizado uma ambulância 24 horas para assistência pré-hospitalar.



Pronto Socorro Parque das Bandeiras passará por reformas estruturais, com previsão de entrega em 5 meses — Foto: Vanessa Medeiros/g1

Ao g1, uma das lideranças do protesto, Osenir Moraes, de 48 anos, disse que os moradores estão reivindicando a reforma parcial do equipamento. Além disso, ela afirmou que não havia um material informando sobre a suspensão do atendimento no local antes da reforma.

“Queremos a reforma parcial, onde eles dividem uma parte para reforma e outra para atendimento emergencial. Quando você está na sua casa e quer fazer uma reforma você não sai de dentro dela, você a faz reforma dentro de casa”, disse.

Osenir disse, ainda, que a ambulância disponibilizada não conduz os pacientes para a outra unidade de saúde. “Até a gente chegar no PS Rio Branco, se for um ataque cardíaco, a pessoa já morreu”, conta.

Para ele, a transferência do atendimento entre prontos-socorros acarretará na superlotação das unidades de saúde próximas. “Os médicos não vão dar conta, eles são seres humanos, não são mágicos. Tem médico que vira a noite trabalhando, ele também se cansa”, conta.

A Prefeitura de São Vicente disse, em nota, que a mudança é necessária para proporcionar mais conforto, dignidade e segurança no atendimento à população.

Segundo a administração municipal, a estrutura do local está deteriorada e não atende as normas da Vigilância Sanitária e ao padrão de qualidade estabelecido pelo programa Nova Saúde São Vicente.

Prefeitura disponibilizou uma ambulância 24 horas no local — Foto: Vanessa Medeiros/g1

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

policia-civil-abre-inquerito-para-investigar-caso-de-mulher-de-28-anos-encontrada-morta-em-ouro-fino,-mg

G1 Santos

Polícia Civil abre inquérito para investigar caso de mulher de 28 anos encontrada morta em Ouro Fino, MG

Segundo informações de amigos e familiares, a mulher foi encontrada morta no último domingo (28) em uma casa no Centro de Ouro Fino, com uma coberta sobre o corpo. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as causas e circunstâncias da morte de uma mulher de 28 anos. Ele foi encontrada morta no último domingo (28) em Ouro Fino (MG). Segundo informações de amigos e familiares, a mulher foi encontrada […]

today30 de janeiro de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%