G1 Santos

Morre Eduardo Sanovicz, ex-presidente da Abear e Embratur, aos 63 anos

today2 de setembro de 2023 12

Fundo
share close

O velório acontece no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, no litoral de São Paulo, e a cerimônia de cremação está marcada para as 18h.

Em uma rede social, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacou o papel de Sanovicz no desenvolvimento do país. “Meus sentimentos e minha solidariedade aos familiares, amigos, alunos e admiradores de Eduardo Sanovicz” (veja mais abaixo).

Sanovicz era o filho primogênito do arquiteto e professor universitário Abrahão Sanovicz (1933-1999), que responde por obras de relevância em Santos e na Capital, como o Centro Cultural e Teatro Municipal de Santos.



O paulistano ganhou o título de cidadão santistas na Câmara Municipal, dia 29 de maio de 2023. Ele começou a trajetória profissional e de militância ainda nos anos 80, quando era estudante universitário.

A primeira posição política de destaque que Sanovicz teve foi na eleição do Centro dos Estudantes de Santos (CES), em 1980, quando foi eleito presidente em uma campanha que mobilizou quase 18 mil estudantes.

Já formado em História, ganhou projeção nacional no Turismo, sendo o primeiro como diretor de Turismo da Prefeitura de Santos, entre os anos de 1993 e 1996. Depois, foi presidente do São Paulo Convention e Visitors Bureau, do Anhembi Turismo e Eventos da Prefeitura de São Paulo, da Embratur, e teve uma breve passagem pela Reed Exhibitions.

Por fim, a Abear, entidade que criou em 2012 e que reúne as principais empresas aéreas do Brasil. Ele deixou a presidência em maio, quando assumiu o comando do conselho deliberativo.

Morre aos 63 anos Eduardo Sanovicz, presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas — Foto: Irandy Ribas/Arquivo AT

Em sua rede social, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva escreveu sobre Eduardo Sanovicz. A autoridade destacou que ele foi um professor universitário e militante politico brasileiro que durante toda a vida trabalhou pelo desenvolvimento do país de forma inclusiva e democrática.

“Militou contra a ditadura e pelas diretas e atuou para desenvolver o Turismo no Brasil. Trabalhou nas gestões petistas em Santos e São Paulo, foi presidente da Embratur no meu primeiro governo e presidiu a Associação Brasileira das Empresas Aérea”.

Segundo o presidente, em agosto desse ano, Eduardo recebeu uma justa homenagem na Embratur, onde criou o Plano Aquarela, que deu origem a “Marca Brasil”, e onde deixou um legado tão importante na imagem do país no exterior e no desenvolvimento do setor.

“Na campanha de 2022, no esforço de reconstrução democrática do Brasil, fez questão de colaborar com o plano de governo para o Turismo. Meus sentimentos e minha solidariedade aos familiares, amigos, alunos e admiradores de Eduardo Sanovicz”, escreveu.

O santista participou de diversos eventos e encontros promovidos pelo Grupo Tribuna, sempre a convite para integrar debates relacionados ao Turismo e aviação civil. Sua última participação foi em maio, no painel que tratou do aeroporto civil metropolitano de Santos, durante o Summit Guarujá.

Na última entrevista para A Tribuna, publicada em 10 de junho, falou de sua relação com Santos e por que havia decidido passar parte de sua semana de volta a Santos. Leia trecho:

“Aqui [em santos] me sinto em casa, me sinto acolhido. Praticamente todas as pessoas que têm significado na minha vida estão aqui. Chegar em Santos, sair à rua, caminhar e encontrar um conhecido. Isso é Santos. Aqui é a minha história, a história da minha família, dos meus avós, dos meus pais”, disse Sanovicz à época.

Amigos lamentaram a morte

O músico e jornalista Julinho Bittencourt, com quem conviveu durante 40 anos, disse: “Uma pessoa genial em tudo o que fazia, uma referência nacional. Pessoalmente, uma das pessoas mais próximas da minha vida, um amigo de verdade. A gente sonhava com um mundo melhor desde jovens. Tenho certeza que ele partiu consciente de que construiu várias coisas que melhoraram o Brasil”.

“Edu está em cada um de nós, desde os anos 1970, sensível, presente, atuante, companheiro, solidário, sempre na trincheira por um mundo melhor. Queria mais Edu daqui pra frente, porque nos últimos tempos ele vinha provocando os nossos brios, contra a acomodação e por rumos mais felizes para todos. Eis o legado para nós”, disse Raul Christiano.

“Nestes meus 33 anos de Secretaria de Turismo tive o privilégio de trabalhar com ele por um período. Pessoa incrível e um tremendo profissional, que deixa um legado imenso para o segmento do turismo no Brasil”, disse Marcelo Fachada, assessor especial da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

igrejas-domesticas-na-china-nao-ligadas-ao-governo-sao-fechadas

Gospel Prime

Igrejas domésticas na China não ligadas ao governo são fechadas

As autoridades chinesas continuam a impor rigorosamente as diretrizes de Xi Jinping, que exigem que as igrejas domésticas se afiliem à Igreja das Três Autonomias, uma entidade controlada pelo governo chinês. A “Igreja das Três Autonomias” – baseada nos princípios de autonomia, autossuficiência e autopropagação – faz parte do movimento patriótico do Partido Comunista Chinês (PCC). Seu objetivo é supervisionar as práticas religiosas no país e promover a “Direção de […]

today2 de setembro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%