G1 Mundo

Motim de mercenários na Rússia reacende preocupações com arsenais nucleares

today25 de junho de 2023 4

Fundo
share close

Imagens de tanques nas ruas russas trouxeram à mente o golpe fracassado de 1991 pela linha dura comunista que levantou preocupações sobre a segurança do arsenal nuclear soviético e a possibilidade de integrantes do Wagner roubarem ogiva nuclear, disse o ex-comandante de inteligência dos EUA.

“Não vimos nenhuma mudança na disposição das forças nucleares russas”, disse um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional em resposta a perguntas da Reuters. “A Rússia tem uma responsabilidade de manter o comando, controle e custódia de suas forças nucleares e garantir que nenhuma ação seja tomada para colocar em risco a estabilidade estratégica”.

Mas a segurança dessas armas é uma preocupação persistente para Washington. As agências de inteligência dos EUA disseram em sua avaliação anual de ameaças de 2023 que “a segurança do material nuclear da Rússia (…) continua a ser uma preocupação, apesar das melhorias na proteção dos materiais, controle e contabilidade nas instalações nucleares da Rússia desde os anos 1990.”



Um assessor do Congresso observou que o Kremlin adicionou mais recursos para modernizar seu arsenal nos últimos anos.

O arsenal nuclear da Rússia é o maior do mundo. Estima-se que em 2022 o país tinha cerca de 5.977 ogivas. Em comparação, os EUA têm cerca de 5.428.

O cenário que preocupa agora pode ser a possibilidade de uma facção militar desonesta ganhar capacidade de tomada de decisão sobre algumas das armas caso haja divisões sobre a guerra na Ucrânia.

Líderes de vários países reagem à rebelião do grupo mercenário Wagner

Líderes de vários países reagem à rebelião do grupo mercenário Wagner




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

entenda-como-comecaram-os-embates-entre-prigozhin-e-putin

G1 Mundo

Entenda como começaram os embates entre Prigozhin e Putin

“Todos esses canalhas do Exército russo deveriam ser enviados para a linha de frente com armas e pés descalços”, manifestou-se Prigozhin, em outubro passado, numa crítica aberta ao ministro Sergei Shoigu pela retirada das forças russas dos territórios ocupados. Desde então, Prigozhin fez circular a frustração crescente em relação à morosidade das forças russas em Bakhmut e Soledar, à burocracia militar e à falta de munições para o seu exército […]

today25 de junho de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%