G1 Santos

Motorista de ônibus é flagrado conversando no celular enquanto dirige no litoral de SP; VÍDEO

today1 de janeiro de 2024 5

Fundo
share close

Um motorista foi flagrado conversando no celular enquanto dirigia o ônibus municipal em Mongaguá, no litoral de São Paulo. Imagens obtidas pelo g1, nesta sexta-feira (29), mostram o condutor em uma ligação enquanto o veículo está em movimento (veja acima). A Prefeitura de Mongaguá disse que não possui informações a respeito do ocorrido.

O registro foi feito pelo professor Jorge Pereira de Morais, na tarde da última quinta-feira (28), perto da Avenida Monteiro Lobato. Segundo ele, o veículo fazia o trajeto do Loty ao Centro da cidade.

“Ele foi falando [no celular] desde a hora que peguei o ônibus até próximo do bairro Vera Cruz, onde desci. Ele deu uma freada e uma senhora, que estava atrás, quase caiu”, disse o professor.



Morais fala que a conduta do motorista ao dirigir conversando no celular por quilômetros coloca a vida de várias pessoas em risco. “Tem a lei proibindo e os motoristas não tem cuidado. Quase não pego [ônibus], mas meu carro fundiu o motor. Olha o sufoco que a gente passa”.

Em nota, a Prefeitura de Mongaguá informou ao g1 que não possui informações a respeito do ocorrido. “Os detalhes foram encaminhados ao setor competente, que tomará as medidas cabíveis”. Ainda de acordo com o Executivo, denúncias de casos como este podem ser realizadas pelo telefone (13) 3507-1001 ou pelo e-mail: semutran.mongagua@gov.sp.br

Motorista de ônibus foi flagrado conversando no celular enquanto dirige, em Mongaguá (SP) — Foto: Reprodução

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) informou que o uso de celular ao volante é considerado infração, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e, conforme o uso, pode gerar multa de até R$ 293,47, além de resultar em cinco ou sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A autuação pode ser combinada com outro tipo de infração, a condução de veículo sem as duas mãos ao volante, com valor de R$ 130,16, que rende mais cinco pontos na carteira.

Segundo o Detran-SP, a utilização do celular ao volante pode culminar em três tipos de multa:

  1. Infração por dirigir manuseando o telefone celular, quando o condutor está digitando enquanto dirige, que é considerada gravíssima;
  2. Quando o motorista conduz o veículo falando ao telefone, que é considerada média;
  3. Motoristas flagrados segurando o celular em uma das mãos; considerada infração gravíssima.

O Detran-SP analisou as imagens enviadas pelo g1 e avaliou que o condutor age de forma imprudente e irresponsável por, aparentemente, manusear e falar ao celular durante a condução do veículo, sem os devidos cuidados com a própria segurança, dos passageiros do ônibus e dos demais motoristas.

O órgão esclareceu, ainda, que se flagrado por agentes de trânsito ou por aparelhos eletrônicos regulamentados, o ato de conduzir veículo manuseando o celular renderá autuação ao condutor.

Motorista de ônibus estava dirigindo transporte público e falando ao celular ao mesmo tempo, em Mongaguá (SP) — Foto: Reprodução

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video-mostra-balsa-‘encalhada’-apos-tombar-com-fogos-no-litoral-de-sp;-assista

G1 Santos

Vídeo mostra balsa ‘encalhada’ após tombar com fogos no litoral de SP; assista

A embarcação fazia parte da 'frota' que levaria fogos de artifício para o mar durante o Réveillon na cidade. O caso aconteceu na altura do bairro Boqueirão. A queima de fogos foi cancelada na cidade por conta das condições do mar (leia o posicionamento do município sobre o caso no fim da matéria). Balsa ficou encalhada na Praia do Boqueirão, em Praia Grande (SP) — Foto: Reprodução/Dronelitorall No vídeo, cedido […]

today1 de janeiro de 2024 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%