G1 Santos

MPT pede suspensão da base do Santos por conta de trabalho infantil

today20 de julho de 2022 29

Fundo
share close

Órgão pede à Justiça a suspensão de todas as atividades nas categorias para menores de 14 anos.

MPT pede suspensão das categorias de base do Santos Futebol Clube — Foto: Divulgação/Santos TV



O Ministério Público do Trabalho de São Paulo (MPT-SP) entrou com uma ação civil pública contra o Santos Futebol Clube sob a acusação de promover trabalho infantil clandestino nas categorias de base. O órgão pede à Justiça, inclusive, que sejam declaradas suspensas todas as atividades nas categorias para menores de 14 anos. Ao g1, o clube alega que apresentará sua defesa no prazo legal.

O procurador Dr. Diego Catelan Sanches foi o responsável por ingressar com a ação. No documento, obtido pela TV Tribuna, emissora afiliada à Rede Globo, é apontado que o MPT flagrou o trabalho infantil de 75 crianças e adolescentes menores de 14 anos que faziam parte das categorias sub-11 e sub-13. O grupo trabalharia para o clube “sem contrato de aprendizagem, sem remuneração adequada e sem direitos”.

O pedido mencionado de suspensão nas categorias de base para menores de 14 anos tem como pena a suspensão do certificado de entidade formadora do clube, com multa diária de R$ 100 mil caso não seja cumprida.

Além disso, o órgão também pediu para que o tribunal declare nulas todas as contratações informais de atletas menores de idade amadores e que o clube reconheça a relação de emprego de todos os jogadores com idade acima de 16 anos.

CT Rei Pelé, centro de treinamento do Santos Futebol Clube — Foto: Ivan Storti/Santos FC

O MPT também solicitou que o Santos seja condenado a pagar R$ 3 milhões de indenização por danos morais coletivos causados até o momento. A Justiça do Trabalho deu prazo até o próximo dia 26 de julho para que o clube manifeste sua defesa.

Por meio de nota, o clube informa que o processo em questão corre em segredo de justiça, por envolver atletas menores de idade.

“As categorias de base do Santos Futebol Clube são reconhecidas como modelo para a inserção de crianças e adolescentes através do esporte, para auxílio no desenvolvimento não apenas de atletas, mas principalmente de cidadãos aptos ao convívio em sociedade”, complementa.

O clube reitera que “segue rigorosamente a legislação desportiva vigente, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Constituição Federal, e nega as absurdas alegações realizadas pelo Ministério Público do Trabalho”.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-inaugura-quatro-lojas-do-projeto-‘reciclou,-ganhou!’-nesta-quinta-feira-(21)

Prefeitura de Guarujá

Guarujá inaugura quatro lojas do Projeto ‘Reciclou, Ganhou!’ nesta quinta-feira (21)

Unidades serão distribuídas entre Perequê, Praia do Tombo e Vicente de Carvalho; munícipes podem trocar seus materiais recicláveis plásticos por prêmios, moedas ecossociais e doações para causas sociais Guarujá irá inaugurar as quatro lojas Eco Troca do Programa ‘Reciclou, Ganhou!’ nesta quinta-feira (21). Os munícipes poderão trocar materiais recicláveis por prêmios e até concorrer a um Iphone. O programa, realizado de forma inédita, chega à Cidade pela Organização Não Governamental […]

today20 de julho de 2022 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%