Administrar um condomínio é uma tarefa desafiadora e cheia de dificuldades. Entretanto, atualmente, o síndico tem cada vez mais opções para se comunicar com os condôminos. Mesmo assim, é bastante difícil conseguir atingir a todos com uma comunicação assertiva. Isso porque muitos moradores ainda não são engajados em relação às decisões coletivas que precisam ser tomadas.
É necessário dedicação e planejamento para que a comunicação possa ser transparente, objetiva e eficaz.
O síndico deve entender esse processo como uma forma de aperfeiçoar seu tempo, sendo este uma grande vantagem para quem divide a administração do condomínio com outras atividades.
Conforme Walter Perez, síndico profissional, é sempre bom tirar um tempo para planejar a estratégia da comunicação em seu condomínio, pensando que esse prazo será economizado lá na frente. “O primeiro passo para melhorar o processo de comunicação envolve compreender os desafios que eles apresentam. É preciso que o síndico esteja apto a ter uma relação saudável entre moradores e assim resolver possíveis conflitos” observou.
De acordo com ele, é necessário criar bons canais de comunicação condominial. “Melhorar o relacionamento entre todas as partes do condomínio deve estar entre as prioridades do síndico. É sempre o melhor caminho para evitar mal-entendidos, dar transparência e inspirar confiança nos moradores”, explicou.
Wallter acrescenta que a circulação de informações entre os moradores de um condomínio precisa ser clara e objetiva a todo instante.
Quantas vezes a mensagem contida naquele cartaz colado no mural deixou os condôminos mais confusos do que esclarecidos? Quem nunca saiu de uma assembleia sem ter clareza das decisões? A comunicação é uma das principais características humanas. Ao se obter sucesso nesta área, conflitos são evitados e os problemas são resolvidos rapidamente.
Hoje em dia, é necessário dedicação e planejamento para que a comunicação possa ser transparente, objetiva e eficaz. Desta forma, você garante a entrega de informações claras, concisas e corretas.
Existem várias formas de fazer comunicação interna no condomínio. Entre elas, há desde o tradicional livro de ocorrências ao aviso no elevador, passando por soluções tecnológicas como aplicativos.
A conectividade já faz parte do dia a dia das pessoas em diversas maneiras. Os síndicos podem aproveitar esse estreitamento de relações permitido pela tecnologia para agilizar certas demandas do condomínio, que vão desde a comunicação de algo relevante que aconteceu até a emissão da segunda via da taxa de condomínio.
Dicas para comunicação via grupo no WhatsApp:
- Envie somente informações de interesse comum;
- Priorize os assuntos relevantes do prédio;
- Conversa paralela: Se não for um assunto de interesse comum, inicie uma conversa com o morador em particular;
- Evite se exaltar ou motivar assuntos que possam gerar polêmica.
- O quadro de avisos também é muito importante para transmitir comunicados para os moradores.
- Distribua aos moradores comunicativos impressos;
- Facilite o acesso aos moradores do regimento interno e convenção do condomínio.
- Mantenha a calma, em qualquer situação. Tudo pode ser resolvido através de conversas e reuniões.
Especializada em serviços de laudos técnicos, licitação, gerenciamento de obra e execução/renovação do AVCB, a Vórticco tem o compromisso de ser a solução para os síndicos na missão de garantir projeto profissional, mão de obra eficaz, acompanhamento técnico, além de orientar todo o passo a passo para que o condomínio esteja em dia com todas as exigências de segurança predial.
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Por: G1
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