G1 Santos

Mulher sofre há 4 anos com as dores de cólicas renais e diz não ter mais ‘forças para lutar’ pela cirurgia

today15 de julho de 2022 15

Fundo
share close

Em nota, a Secretaria do Estado da Saúde informou que a paciente está em acompanhamento no AME de Santos com a equipe de urologia e tem retorno agendado para este mês.

Atendente de cafeteria sofre há 4 anos com cólicas renais e aguarda por cirurgia para retirada das pedras em Peruíbe, SP — Foto: Arquivo Pessoal



Uma moradora de Peruíbe, no litoral de São Paulo, está há quatro anos sofrendo com cólicas renais causadas por pedras no rim. Ao g1, a atendente de cafeteria Valmiza Santiago Loiola, de 34 anos, afirmou que se sente ‘largada’ e ‘sem forças para lutar’ pelos direitos dela.

Segundo Valmiza, desde o nascimento da filha, em 8 de janeiro deste ano, as cólicas renais se tornaram mais frequentes. “Não saio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Peruíbe, com crise renal de 3 a 4 vezes por semana, tomo tramal e já cheguei a tomar morfina de tanta dor. Agora, esses remédios atacaram o meu fígado, tem dias que só vomito e não consigo comer nada”.

Ela contou que vai na UPA, é medicada e recebe alta mesmo com dor. “Eu não aguento mais de dor. Estou faltando no serviço, tenho duas crianças para criar. Graças a Deus tenho a minha sogra que me ajuda cuidando delas porque mais vivo na UPA do que em casa. Não sei mais o que fazer e nem a quem recorrer”.

Valmiza relembra que após 2 anos de luta, conseguiu encaminhamento para passar por um urologista no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em Praia Grande, também no litoral paulista. Lá ela fez os exames, e após ser detectada a pedra no rim direito, foi transferida para o AME de Santos, onde é atendida até o momento.

Cólicas renais pioraram após o nascimento da filha da atendente de cafeteria no início deste ano, em Peruíbe — Foto: Arquivo Pessoal

Segundo a atendente de cafeteria, ela passou por três sessões de litotripsia [procedimento para tratamento de cálculos, que visa reduzir o tamanho deles por esmagamento], mas que precisou interromper o tratamento ao descobrir que estava grávida. No entanto, Valmiza disse que o médico havia informado que, se na segunda sessão a pedra não quebrasse, que seria caso cirúrgico.

“A bebê de 6 meses não consegui amamentar pela quantidade de tramal. Ela mamava e vomitava. Está um transtorno tudo isso, não entendo como os médicos juram salvar vidas e, vendo eu nesse estado, não fazem nada”, disse.

Em nota, a Secretaria do Estado da Saúde informou que a paciente está em acompanhamento no AME de Santos com a equipe de urologia e tem retorno agendado para este mês, e que os médicos analisarão os resultados dos exames para dar encaminhamento ao caso de acordo com a condição clínica atual da paciente.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Peruíbe, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Moradora de Peruíbe aguarda há 4 anos por procedimento cirúrgico para retirada de pedras nos rins — Foto: Arquivo Pessoal

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-tenta-matar-o-namorado-da-ex-a-tiros,-e-desarmado-e-agredido-por-vitima-em-sp;-video

G1 Santos

Homem tenta matar o namorado da ex a tiros, é desarmado e agredido por vítima em SP; VÍDEO

Vítima ainda levou um tiro de raspão na testa e outro no ombro antes de desarmar criminoso. Episódio aconteceu em Guarujá, no litoral de São Paulo. Homem tenta matar 'atual' da ex-companheira a tiros, mas é desarmado e acaba apanhando Um homem tentou matar o namorado da ex-companheira a tiros, mas foi desarmado e apanhou da vítima. O caso aconteceu em Guarujá, no litoral de São Paulo, e teria sido […]

today15 de julho de 2022 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%