G1 Mundo

Mulher trans é eleita Miss Holanda pela primeira vez

today12 de julho de 2023 8

Fundo
share close

Rikkie Valerie Kollé tem 22 anos e representará país no Miss Universo.


Rikkie Valerie Kolle, uma mulher trans, fala no palco após ser coroada como Miss Holanda 2023, em Leusden, Holanda, 8 de julho de 2023. — Foto: Miss Netherlands Organisation/Handout via REUTERS



Uma mulher trans foi eleita Miss Holanda pela primeira vez no sábado (8). Rikkie Valerie Kollé tem 22 anos e foi coroada por sua predecessora, Ona Moody, no palco do AFAS Theatre em Leusden.

“Eu consegui!”, escreveu Kollé em uma postagem no Instagram. “Sim, sou trans e quero compartilhar minha história, mas também sou Rikkie e é isso que importa para mim.”

A jovem representará a Holanda no concurso de Miss Universo, que acontecerá no fim do ano em El Salvador. “Onde quer que você esteja no mundo, quero estar ao seu lado e ser o exemplo que senti falta”, escreveu Kollé na publicação.

Mas esta não será a primeira vez que uma mulher trans disputa o título de Miss Universo. Em 2018, Angela Ponce, da Espanha, se tornou a primeira competidora trans do concurso, que permite participantes trans desde 2012.

Rikkie Valerie Kolle, uma mulher trans, é coroada Miss Holanda 2023, em Leusden, Holanda, 8 de julho de 2023. — Foto: Miss Netherlands Organisation/Handout via REUTERS

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

suecia-nao-entrara-na-otan-antes-de-outubro,-diz-turquia

G1 Mundo

Suécia não entrará na Otan antes de outubro, diz Turquia

A tão aguardada entrada da Suécia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que blindará definitivamente o norte da Europa de ameaças da Rússia, não deve ocorrer pelo menos até o fim do ano. Nesta quarta-feira (12), o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que o Parlamento turco só poderá ratificar a adesão do país nórdico depois de outubro - pelas regras da Otan, o Legislativo de cada um […]

today12 de julho de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%