G1 Santos

Mulheres na Liderança de Empresas Familiares: Rumo à Transformação

today15 de dezembro de 2023

Fundo
share close

Nos últimos anos, uma notável revolução tem sacudido o mundo das empresas familiares: mulheres estão ocupando posições de liderança e influência, desafiando normas tradicionais e impulsionando a longevidade de seus negócios. Esta tendência crescente reflete uma mudança cultural significativa, moldando o futuro das famílias empresárias em todo o mundo.

Ao adentrar essa discussão, é vital retroceder no tempo. Tradicionalmente, devido a normas sociais e tradições culturais, as mulheres frequentemente desempenhavam o papel de “líder emocional” nos negócios familiares. Embora discreto, esse papel envolvia cuidar das necessidades emocionais da família, mantendo sua coesão e preservando os valores e tradições da empresa.

No entanto, em setores predominantemente masculinos, as mulheres enfrentavam desafios consideráveis ao buscar cargos de liderança. Nos dias atuais, estão redefinindo os estereótipos, demonstrando-se líderes altamente competentes e confiantes.



Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 30% das empresas em todo o mundo são controladas por mulheres, abrangendo desde pequenos empreendimentos até multinacionais. Elas atuam como proprietárias de negócios, ocupam cargos executivos e são herdeiras de empresas familiares.

Mulher à frente da governança de sua empresa — Foto: Esta imagem foi gerada com uma ferramenta de IA. Adobe Inc.

Neste cenário de evolução e empoderamento feminino nos negócios, a parceria entre LGK – Gestão & Governança e FDC – Fundação Dom Cabral está comprometida em apoiar e ampliar o papel das mulheres líderes nas empresas familiares.

Um exemplo é o Programa Essência Feminina da FDC, dedicado às mulheres à frente de empresas familiares. Esse programa reúne uma rede de líderes femininas, oferecendo compartilhamento de experiências e conhecimentos. Foca no desenvolvimento do autoconhecimento, capacitando as mulheres para assumirem um papel de destaque em suas famílias empresariais, na tomada de decisões e na construção de um legado duradouro.

Mulheres estão moldando o futuro dos negócios familiares e a LGK – Gestão & Governança, aliada à FDC – Fundação Dom Cabral, oferece o suporte necessário para liderar com coragem e assegurar a longevidade do seu negócio.

Conheça mais sobre como a LGK – Gestão & Governança e a FDC podem auxiliar mulheres líderes em empresas familiares.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘ola,-vovo-(…)-eu-te-amo,-quero-voltar-pra-casa’,-escreveu-menino-desaparecido-para-a-avo-ao-ser-encontrado-na-franca

G1 Mundo

‘Olá, vovó (…) Eu te amo, quero voltar pra casa’, escreveu menino desaparecido para a avó ao ser encontrado na França

Fabien Accidini disse durante uma entrevista para a rede francesa TF1, que o rapaz estava com seu skate, com uma lanterna e uma mochila nas costas andando por uma rodovia às 3h da madrugada no horário local. O motorista então teria chamado a atenção do adolescente e oferecido ajuda. Alex pediu para enviar uma mensagem para sua avó passando-a segurança. "Olá vovó, sou eu, Alex. Estou na França, em Toulouse. […]

today15 de dezembro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%