G1 Santos

Mural em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil é criado em Santos, SP

today28 de fevereiro de 2024 10

Fundo
share close

Obra pintada no casarão da Rua Tuiuti está em fase final. A previsão, de acordo com a prefeitura, é que seja inaugurada no próximo sábado (2).


Espaço terá placa descritiva sobre o projeto, QR Code com audiodescrição da pintura e um vídeo sobre a idealização do mural. — Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Santos



O mural “Um Mar de Esperança”, que retrata o trajeto e a chegada de imigrantes italianos a Santos, litoral de São Paulo, está sendo produzido na cidade. O trabalho é em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil, e a união entre Santos e Gênova, cidade da Itália.

A obra está em fase final e a previsão, de acordo com a prefeitura, é que seja inaugurada no próximo sábado (2), no casarão da Rua Tuiuti, 86.

Segundo a Prefeitura de Santos, a narrativa da pintura parte da observação de uma mulher imigrante. Ela observa o navio em que embarcou em Gênova assim que atracou em Santos.

“É possível testemunhar sua chegada à cidade brasileira, com um olhar carregado de esperança diante do horizonte que se abre para um novo capítulo em sua história”, disse a prefeitura, em nota.

Mural que retrata o trajeto de imigrantes até Santos está sendo pintado no Centro de Santos — Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Santos

Além da arte, o espaço terá placa descritiva sobre o projeto, QR Code com audiodescrição da pintura e um vídeo sobre a idealização do mural.

À frente da curadoria e idealização da obra está a italiana Giulia Lavínia Lupo. Os artistas escolhidos para a produção da arte foram Apolo Torres e Julliana Rosa.

A inauguração do mural terá uma cerimônia com autoridades santistas, representantes do consulado italiano e da delegação de Gênova.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-tem-programacao-especial-no-dia-“d”-de-combate-a-dengue

Prefeitura de Guarujá

Guarujá tem programação especial no Dia “D” de combate à dengue

Prefeitura preparou, para sexta-feira (1º), palestra, apresentação de fantoches, teatro, nebulização costal e ações de bloqueio Guarujá está realizando todos os esforços para vencer a luta contra a dengue. E, para esta sexta-feira (1º), “Dia D de Mobilização” em todo o Estado, a Prefeitura preparou uma ampla programação para levar informação, prevenção e reforçar os cuidados necessários entre os munícipes. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, por […]

today28 de fevereiro de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%