G1 Mundo

Na Islândia, mais de mil tremores de terra em um dia alertam para possível erupção vulcânica; resort em lagoa de águas termais suspende atividade

today11 de novembro de 2023 5

Fundo
share close

Os terremotos começaram no dia 25 de outubro, mas a frequência se intensificou nos últimos dias –entre quarta-feira e quinta-feira, foram registrados 1.400 tremores de terra. O mais forte deles foi de magnitude 4,8.

Na região, as pessoas chegaram a pensar que um vulcão havia entrado em atividade (a Islândia tem mais de 130 vulcões).

Os cientistas estão monitorando a situação para detectar se a atividade sísmica está ocorrendo cada vez mais perto da superfície –esse é um indicador de que o magma está atravessando a litosfera (a camada mais externa da Terra).



A agência de monitoramento da Islândia afirmou que por enquanto não há sinais de que os tremores estão ocorrendo em camadas cada vez mais superficiais. No entanto, a situação pode mudar rapidamente, e pode ser que haja, sim, erupção de lava.

A ilha da Islândia foi formada por atividade vulcânica, e há uma erupção a cada quatro ou cinco anos no país.

Em 2010 a erupção do vulcão Eyjafjallajokull, que expeliu enormes nuvens de cinzas na atmosfera, obrigou uma região grande da Europa a fechar seu espaço aéreo.

Hotel e spa de águas termais

Os cientistas afirmam que há um local a menos de 3 quilômetros de distância da Lagoa Azul onde o magma está se acumulando.

A Lagoa Azul é um lugar de águas termais na cidade de Grindavik. A atração da Lagoa Azul são as águas naturalmente aquecidas. Um spa e um resort no local suspenderam as atividades temporariamente até o dia 16.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

por-que-os-houthis,-do-iemen,-estao-atacando-israel?

G1 Mundo

Por que os houthis, do Iêmen, estão atacando Israel?

Desde o início do confronto, há um mês, as forças israelenses registraram quatro tentativas de ataques ao sul do país, por parte dos rebeldes iemenitas, que estão localizados no sudoeste da Península Arábica, a quase 2.000 quilômetros de distância. Na mais recente, nesta quinta-feira, o sistema de defesa aérea Arrow 3, o mais avançado de Israel, interceptou um míssil balístico disparado do Iêmen, pelo regime houthi, em direção à cidade […]

today11 de novembro de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%