G1 Mundo

Na Palestina, chanceler de Lula diz que há ‘atrocidades’ em Gaza e defende ajuda humanitária

today17 de março de 2024 7

Fundo
share close

Vieira deu as declarações em entrevista exclusiva à repórter Paola de Orte, da GloboNews, em Ramala, na Cisjordânia. O chanceler cumpre agenda no território palestino neste domingo. Entre os compromissos, ele se reuniu com o chanceler da Palestina, Riyad al-Maliki.

“Eu vim reafirmar, renovar o apoio do Brasil à cessação das hostilidades em Gaza, à libertação dos reféns, à ajuda humanitária, para pôr fim às atrocidades e às mortes e ao sofrimento do povo palestino em gaza”, declarou Mauro Vieira.

Ele também disse que agradeceu a al-Maliki pela “colaboração” da Palestina nas ações do governo brasileiro para repatriar, no ano passado, brasileiros que estavam na Cisjordânia e na Faixa de Gaza após o início da guerra entre o grupo terrorista Hamas e Israel.



Segundo o Itamaraty, Vieira também externou apoio do Brasil à entrada da Palestina como membro pleno da Organização das Nações Unidas (leia mais aqui).

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, desembarcou na Palestina, em meio à crise diplomática entre o Brasil e Israel.

A viagem faz parte de um giro de cinco dias que o chanceler brasileiro fará por quatro localidades do Oriente Médio: Palestina, Jordânia, Líbano e Arábia Saudita. Não está prevista uma visita do ministro brasileiro a Israel.

Os chanceleres do Brasil, Mauro Vieira, e da Palestina, Riyad al-Maliki, durante encontro neste domingo — Foto: Divulgação/Itamaraty

Segundo o Itamaraty, no encontro com Riyad al-Maliki, o palestino “descreveu a extrema gravidade da situação humanitária em Gaza”.

Na reunião, Vieira e al-Maliki discutiram a guerra entre Israel e o Hamas, que controla a Faixa de Gaza. Desde o início da guerra, segundo o Hamas, mais de 30 mil pessoas morreram em razão do conflito.

Em resposta a esse episódio e diante da avaliação de que o governo local quis “humilhar” o embaixador do Brasil em Tel Aviv, Frederico Meyer, Lula chamou o diplomata de volta ao Brasil para consultas. De caráter excepcional, a medida demonstrou, em linguagem diplomática, a insatisfação do Brasil com o governo israelense.

“[Durante a viagem, Mauro Vieira] tratará de questões regionais de relevância e interesse mútuo, em particular o conflito e a aguda crise humanitária que atingem a Faixa de Gaza e sua população, bem como as perspectivas para estabelecimento de um cessar-fogo e eventual retomada de negociações voltadas a alcançar paz duradoura para o Oriente Médio”, informou o governo brasileiro.

Mauro Vieira recebe, representando Lula, título de membro honorário do Conselho dos Curadores da Fundação Yasser Arafat — Foto: Divulgação/Itamaraty

Apoio à Palestina como membro da ONU

Neste domingo, Vieira também representou Lula em uma cerimônia na qual foi concedido ao presidente do Brasil o título de membro honorário do Conselho dos Curadores da Fundação Yasser Arafat.

Segundo o Itamaraty, em discurso, Mauro Vieira fez um balanço de ações do Brasil por um cessar-fogo em Gaza.

E reiterou o apoio do Brasil ao reconhecimento do Estado Palestino e à admissão da Palestina como membro pleno da Organização das Nações Unidas (ONU).

O ministro também criticou ataques a hospitais e a comboios de ajuda humanitária em Gaza. E, de acordo com o Itamaraty, afirmou que o “atual sistema internacional de governança está debaixo dos escombros de Gaza”.

‘É preciso parar a carnificina’, diz Lula sobre guerra na Faixa de Gaza

‘É preciso parar a carnificina’, diz Lula sobre guerra na Faixa de Gaza

Durante a presidência brasileira do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), em outubro do ano passado, o Brasil tentou aprovar resoluções que levassem a um cessar-fogo na região e também à manutenção de corredores humanitários para saída de civis.

Os textos, contudo, acabaram rejeitados — embora tivessem sido apoiados pela maioria dos integrantes do conselho.

Os Estados Unidos — país com direito a veto por ter direito a assento permanente no Conselho —, por exemplo, rejeitaram propostas argumentando que as redações não condenavam explicitamente o Hamas ou não deixavam claro o direito de Israel reagir ao ataque.

“[Na viagem ao Oriente Médio, Mauro Vieira] reiterará ainda o compromisso brasileiro com a solução de dois Estados, com Palestina e Israel convivendo em paz e em segurança, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas”, informou o Ministério das Relações Exteriores.

Conforme o Itamaraty, Mauro Vieira também abordará na viagem temas como cooperação técnica, comércio e investimentos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

erupcoes-em-serie:-regiao-da-islandia-vem-registrando-intensa-atividade-vulcanica-desde-2021;-fotos

G1 Mundo

Erupções em série: região da Islândia vem registrando intensa atividade vulcânica desde 2021; FOTOS

"A erupção foi bastante energética e saiu muito material, mais do que na erupção anterior. Portanto, a lava estava fluindo muito rápido", disse Halldor Geirsson, professor associado do Instituto de Ciências da Terra da Universidade da Islândia. A Islândia é uma ilha no Atlântico Norte com intensa atividade sísmica. Ela fica entre as placas tectônicas eurasiáticas e norte-americana e também é uma das regiões vulcânicas mais ativas do planeta, com […]

today17 de março de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%