G1 Mundo

Navalny pode estar sendo envenenado lentamente, diz porta-voz do líder da oposição preso na Rússia

today13 de abril de 2023 4

Fundo
share close

Alexei Navalny, o líder da oposição mais proeminente da Rússia, está lutando contra uma doença misteriosa na prisão e emagreceu 8 kg em pouco mais de duas semanas. Sua porta-voz, Kira Yarmysh, afirma que ele pode estar ingerindo algum veneno de ação lenta.

“Não excluímos que neste exato momento Alexei Navalny esteja sendo lentamente envenenado, sendo morto lentamente para atrair menos atenção”, disse Yarmysh em um post no Twitter.

“Ele está sendo mantido em uma cela de punição com dor aguda e sem ajuda médica”, denuncia ela.



Durante a coletiva de imprensa diária do porta-voz do Kremlin, o governo russo confirmou que não estava acompanhando de perto a situação de saúde de Navalny.

Foto mostra líder da oposição russa, Alexei Navalny, participando de uma passeata em Moscou em fevereiro de 2019 — Foto: Pavel Golovkin/AP

Um ex-advogado que ganhou destaque há mais de uma década por satirizar a elite do presidente Vladimir Putin e expressar alegações de corrupção em grande escala, Navalny há muito prevê que a Rússia pode enfrentar uma turbulência política.

Em 2020, ele sobreviveu a uma aparente tentativa de envenenamento, durante um voo na Sibéria, com o que testes de laboratório ocidentais determinaram ser um agente nervoso. A Rússia nega que tenha tentado matá-lo.

Navalny foi tratado por envenenamento na Alemanha, mas voltou voluntariamente para a Rússia em 2021, onde foi detido na chegada e encarcerado em um caso de fraude que ele chama de motivação política.

Yarmysh disse que, devido à doença misteriosa de Navalny, os serviços de emergência foram chamados durante a noite de sexta (7) para sábado (8) para a colônia penal IK-6 de segurança máxima em Melekhovo, a 250 km de Moscou, onde ele preso.

Alexei Navalny antes de audiência sobre a sua prisão em 20 de fevereiro de 2021 em um tribunal de Moscou — Foto: Maxim Shemetov/Reuters

Alexei Navalny está preso há dois anos, está doente e sem atendimento médico, confirmou seu advogado, Vadim Kobzev, na última terça-feira (11). A situação é muito estranha, segundo o advogado.

Segundo o advogado, Navalny, de 46 anos, sofre de uma doença desconhecida que não está sendo tratada por ninguém.

“De acordo com seu registro médico, ele perdeu oito quilos nos últimos 15 dias”, disse o defensor. Segundo ele, os pacotes de remédios enviados pela mãe de Navalny estão sendo devolvidos.

Kobzev indicou que não descarta a possibilidade de as autoridades estarem permitindo que a saúde do opositor se deteriore “progressivamente”. “Exigiremos exames toxicológicos e radiológicos”, afirmou.

No início do ano, Alexei Navalny disse que estava sofrendo com sintomas gripais e não tinha acesso adequado a atenção médica. Seus simpatizantes denunciaram uma tentativa do governo da Rússia de “matá-lo aos poucos”.

Ativista da oposição russa Alexei Navalny faz pronunciamento durante protesto em Moscou em 2019 — Foto: Pavel Golovkin/AP

Navalny é um ativista de oposição ao presidente Vladimir Putin. Ele foi preso na Rússia em janeiro de 2021, ao retornar ao país da Alemanha, para onde ele tinha ido se recuperar de um envenenamento que ele atribuiu ao governo russo.

Em março do mesmo ano, o ativista foi condenado a nove anos de prisão em regime rigoroso por acusações de fraude, que ele considera fictícias.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-recebe-palestra-virtual-no-proximo-dia-24

Prefeitura de Guarujá

Guarujá recebe palestra virtual no próximo dia 24

Ação é de autoria do Projeto “Trio Gato com Fome – Sedento”; inscrições já estão abertas e terminam nesta sexta-feira (14) Guarujá terá uma importante formação para os professores da rede municipal de ensino. O “Projeto Trio Gato com Fome – Sedento” realiza palestra on-line sobre o tema “Histórias e Tradições do Samba Paulista”, no próximo dia 24, às 19 horas. O público-alvo da capacitação são os professores do ensino […]

today13 de abril de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%