G1 Santos

Navio na calçada? Vídeo registrando chegada de cruzeiro no litoral de SP confunde internautas; ASSISTA

today17 de janeiro de 2024 7

Fundo
share close

Vídeo foi feito no momento em que a embarcação chegava no canal de navegação do Porto de Santos (SP).




Vídeo registra chegada de cruzeiro em Santos (SP) e confunde internautas

Vídeo registra chegada de cruzeiro em Santos (SP) e confunde internautas

Um navio na calçada? Esse foi um questionamento feito por muitos internautas que assistiram ao vídeo acima, do momento em que um cruzeiro entra no canal de navegação do Porto de Santos, no litoral de São Paulo. O ângulo das imagens, obtidas pelo g1 nesta quarta-feira (17), criam uma ilusão de ótica e induzem à confusão, segundo especialista ouvido pela equipe de reportagem. (veja ao final)

O vídeo foi feito pela corretora de imóveis Bárbara Santos, de 39 anos. Ela contou que havia saído de um show, no último domingo (14), quando leu sobre a chegada de um navio na cidade. Acompanhada de uma amiga, resolveu ir à Ponta da Praia, de onde fez a gravação.

Bárbara afirmou ter posicionado a câmera para criar o efeito de ilusão de ótica. “Foi um espetáculo que valeu a pena. A gente fechou a noite com chave de ouro e, como a gente fala, iniciamos o dia já com o pé direito, vendo e admirando esse espetáculo que são os cruzeiros aqui em Santos”, ressaltou.

Ângulo de vídeo dá impressão que cruzeiro está ‘andando’ na calçada em Santos (SP) — Foto: Bárbara Santos

O professor de física Fabio Quadra explicou ao g1 que a impressão é causada pelo mar que foi escondido pela calçada e pela propagação da luz em linha reta — o que faz parecer que não há parte de baixo do navio.

De acordo com o especialista, o ângulo de visão da Bárbara dentro do carro é considerado uma ilusão de ótica.

“A ilusão de ótica é justamente isso: O cérebro se engana com os ângulos e tem essa imagem errônea formada”, afirmou o professor.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

com-queda-de-quase-3-milhoes,-populacao-da-china-encolhe-pelo-segundo-ano-seguido

G1 Mundo

Com queda de quase 3 milhões, população da China encolhe pelo segundo ano seguido

A população da China caiu pelo segundo ano consecutivo, segundo dados divulgados pelo governo chinês nesta quarta-feira (17). Em 2023, o número de habitantes da China sofreu uma queda de 2,75 milhões. Atualmente, a China tem 1,4 bilhão de habitantes. Entre as razões para a redução populacional está a queda na taxa de natalidade e a onda de mortes provocadas pela Covid-19. Em relação à taxa de natalidade, o índice […]

today17 de janeiro de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%