G1 Mundo

Neymar pai diz já ter ajudado Daniel Alves num ‘primeiro momento’ e que assunto ‘hoje não nos compete mais’

today21 de março de 2024 2

Fundo
share close

Em comunicado divulgado em suas redes sociais, o pai de Neymar Jr confirmou ainda que ele pagou uma indenização à vítima de Daniel Alves imposta pela Justiça no ano passado — o pagamento, no valor de 150 mil euros (cerca de R$ 810 mil), foi o fator que fez os juízes na Espanha atenuarem a pena de Daniel Alves.

Em vez de nove anos de prisão, como pedia o Ministério Público espanhol, a Justiça sentenciou quatro anos e seis meses de prisão.

“Como é do conhecimento de todos, em um primeiro momento, ajudei Dani Alves, sem nenhum vínculo com qualquer processo. Neste segundo momento, em uma situação diferente da anterior, em que a justiça espanhola já decidiu pela condenação, estão especulando e tentando associar o meu nome e do meu filho a um assunto que hoje não nos compete mais. Espero que o Daniel encontre junto à sua própria família todas as respostas que ele procura. Para nós, para minha família, o assunto terminou”, escreveu Neymar pai.



Daniel Alves consegue liberdade condicional sob fiança de 1 milhão de euros

Daniel Alves consegue liberdade condicional sob fiança de 1 milhão de euros

No entanto, os juízes colocaram como condição para que ele ficasse em liberdade o pagamento de uma fiança no valor de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,4 milhões). Até o prazo final para o depósito nesta quinta-feira, a Justiça ainda não havia recebido o valor, e Alves seguirá preso até pelo menos a manhã de sexta-feira (21).

Os juízes determinaram ainda que todos os passaportes de Daniel Alves — o brasileiro e o espanhol — serão retirados.

A sentença também determinou que:

  • Ele é obrigado a manter uma distância de pelo menos 1 quilômetro da residência da vítima, de seu local de trabalho ou de qualquer outro lugar frequentado por ela — a jovem é de Barcelona e também vive na capital catalã;
  • Também não pode tentar se comunicar com a denunciante através de nenhum meio;
  • Não pode deixar a Espanha;
  • Deve comparecer semanalmente ao Tribunal de Barcelona ou quantas vezes lhe for solicitado.

“O tribunal delibera, por maioria e com voto individual: ‘Acordar a prisão provisória de Daniel Alves, que pode ser evitada mediante o pagamento de uma fiança de 1.000.000 euros e, se o pagamento for verificado, e acordada a sua libertação provisória, ou retirada de ambos os passaportes, espanhol e brasileiro, a proibição de sair do território nacional, e a obrigação de comparecer semanalmente a este Tribunal Provincial, bem como quantas vezes for convocada pela Autoridade Judiciária”, disse a sentença.

Daniel Alves está preso no presídio de Brians 2, um complexo presidencial a 40 quilômetros de Barcelona, onde Alves tem uma casa.

O brasileiro comprou a residência quando jogava pelo Barcelona. Sua esposa, a modelo espanhola Joana Sanz, vive atualmente na residência, segundo a imprensa espanhola.

A mãe de Daniel Alves, Maria Lucia Alves, celebrou a sentença nas redes sociais e disse que “a vitória chegou”.

Ela também é alvo de um processo que corre na Justiça espanhola por ter divulgado supostas imagens da vítima — desde o início do caso, a juíza responsável proibiu que a identidade da denunciante fosse divulgada por qualquer meio.

Daniel Alves foi condenado após os juízes entenderem que ele estuprou uma mulher no banheiro de uma boate de Barcelona, na Espanha, em 30 de dezembro de 2022.

A mulher denunciou o ex-jogador com a ajuda dos funcionários da boate, que ativaram um protocolo da prefeitura local contra casos de abuso sexual e estupro.

Alves foi preso preventivamente em janeiro de 2023, e aguardou na prisão o julgamento, que aconteceu em janeiro de 2024.

Desde o início do processo, Daniel Alves apresentou quatro versões sobre o que aconteceu na boate Sutton. A última foi no julgamento, quando alegou que estava completamente embriagado.

Veja abaixo os diferentes relatos que ele já deu sobre o caso.

  • No início de janeiro de 2023, em um vídeo enviado ao canal espanhol Antena 3 depois que o caso veio a público, o jogador negou ter ocorrido relação sexual e disse que sequer conhecia a denunciante. “Nunca vi essa senhora na vida”, afirmou.
  • Dias depois, em um primeiro depoimento à polícia, Daniel Alves declarou ter entrado no banheiro junto com a espanhola, mas negou ter havido qualquer relação entre os dois.
  • Em 20 de janeiro, convocado a um segundo depoimento em uma delegacia de Barcelona, quando foi preso em flagrante, o jogador Alves alegou que a jovem praticou sexo oral nele, porém de forma consensual. O atleta mudou a versão ao ser confrontado pela polícia com imagens da boate.
  • Em 17 de abril de 2023, já preso, Daniel Alves declarou à juíza responsável pelo caso que manteve relações sexuais consensuais com penetração (àquela altura, exames periciais haviam encontrado sêmen do jogador na espanhola). O brasileiro, que era casado com modelo espanhola Joanna Sanz, argumentou ter mentido para ocultar uma relação extraconjugal.
  • No dia 7 de janeiro de 2024, durante seu julgamento, ele foi interrogado pela própria advogada. Nesse depoimento, ele chorou e afirmou que bebeu excessivamente naquela noite.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

planalto-prepara-viagem-de-lula-para-italia;-destino-podera-ser-o-7o-do-petista-no-exterior-neste-ano

G1 Mundo

Planalto prepara viagem de Lula para Itália; destino poderá ser o 7º do petista no exterior neste ano

O Palácio do Planalto prepara para junho uma viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Itália, onde o petista deve participar, em Puglia, da cúpula do G7 – o grupo dos países mais industrializados do mundo. Lula e a primeira-ministra Georgia Meloni — Foto: Reprodução/TV Globo O convite ao presidente brasileiro para ir à cúpula foi revelado pelo chanceler Mauro Vieira, em audiência na Comissão de Relações Exteriores do […]

today21 de março de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%