G1 Mundo

Nicarágua troca embaixadora no Brasil

today17 de março de 2023 12

Fundo
share close

O governo nicaraguense, no entanto, não se pronunciou sobre as trocas nem comentou a oferta de Brasília de receber os apátridas.

As mudanças nas Embaixadas foram publicadas no Diário Oficial do país na quinta-feira (16) e incluem também os diplomatas do país na Coréia do Sul, na Tailândia, na Austrália, em Burundi e nas Filipinas. No Brasil, a embaixadora Lorena del Carmen Martínez foi substituída pelo conselheiro Gadiel Osmani Arce Zepeda.

Civil escreve mensagem de protesto contra o governo de Daniel Ortega, na Nicarágua — Foto: Inti OCON / AFP



O governo de Daniel Ortega vem sendo acusado de autoritarismo por diversas organizações internacionais.

Um relatório de um grupo de especialistas da ONU acusou o governo da Nicarágua de cometer violações sistemáticas dos direitos humanos e “crimes contra a humanidade”.

Divulgado em Genebra, o documento do Grupo de Especialistas em Direitos Humanos sobre a Nicarágua menciona execuções extrajudiciais, detenções arbitrárias, tortura e privação arbitrária da nacionalidade e do direito de permanecer no próprio país.

Em fevereiro, o governo de Daniel Ortega tirou 222 opositores da prisão, os enviou à força para os Estados Unidos e retirou a nacionalidade de todos.

Uma semana depois, um tribunal da Nicarágua também retirou a nacionalidade de 94 opositores já exilados e os considerou “traidores da pátria”.

Entre os sancionados, estão:

  • Os escritores Sergio Ramírez e Gioconda Belli – Ramírez era vice-presidente do governo sandinista da década de 1980, que era liderado pelo atual chefe de Estado Daniel Ortega;
  • O bispo católico Silvio Báez;
  • O ex-comandante guerrilheiro Luis Carrión;
  • A também ex-comandante guerrilheira Mónica Baltodano;
  • A ativista de direitos humanos Vilma Núñez;




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

russia-condecora-pilotos-que-derrubaram-drone-dos-eua

G1 Mundo

Rússia condecora pilotos que derrubaram drone dos EUA

Os dois pilotos que controlavam os caças SU-27 receberam prêmios do governo. Imagem mostra momento em que caça russo se aproxima de drone dos Estados Unidos sobre o Mar Negro, em 14 de março de 2023. — Foto: Comando dos EsU.S. European Command/Handout via Reuters O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, condecorou os pilotos de dois caças Su-27 que interceptaram um drone dos EUA perto do espaço aéreo […]

today17 de março de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%