G1 Mundo

Nikki Haley vai anunciar desistência da pré-candidatura pelo Partido Republicano, diz imprensa dos EUA

today6 de março de 2024 11

Fundo
share close

Citando fontes da campanha, o jornal “The New York Times”, as agências de notícia Associated Press e Reuters e a rede CNN Internacional também afirmaram que Haley deixará a pré-candidatura.

Até a última atualização desta reportagem, o anúncio não havia sido feito de forma oficial, mas sua campanha disse que Haley fará um pronunciamento ainda nesta manhã.

A decisão da desistência, segundo a imprensa norte-americana, foi impulsionada pelos resultados da Superterça, a votação simultânea de 15 estados realizada na terça-feira (5) que concretizou uma vitória avassaladora de Donald Trump do lado republicano.



Trump venceu na maioria dos estados. A Superterça elege cerca de um terço dos delegados — que representam os candidatos — do Partido Republicano em disputa. Dos 15 estados que realizaram prévias, Trump saiu vencedor em 14, incluindo Califórnia e Texas, os dois maiores colégios eleitorais do país. Haley venceu apenas em Vermont.

Ex-governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas (ONU), Haley é atualmente a única rival de Trump na disputa pelo Partido Republicano. Ela vem insistindo que não deixará a campanha, apesar de seu rival já ter conquistado uma maioria esmagadora de delegados.

Haley argumentava que era preciso permanecer na campanha para mostrar que há oposição, dentro do Partido Republicano, à candidatura de Donald Trump.

A ex-embaixadora na ONU também poderia se beneficiar de uma eventual decisão da Suprema Corte sobre a imunidade de Donald Trump desfavorável ao ex-presidente. Caso isso acontecesse, ela se tornaria a candidata automática do Partido Republicano, já que ninguém mais seguia na disputa.

Quem é Nikki Haley, republicana que desafia candidatura de Trump à presidência dos EUA

Quem é Nikki Haley, republicana que desafia candidatura de Trump à presidência dos EUA

Eleições nos EUA: O que é e qual a importância da Superterça

Eleições nos EUA: O que é e qual a importância da Superterça




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

vitoria-‘de-lavada’-na-superterca-prova-que-trump-tem-as-redeas-do-partido-republicano

G1 Mundo

Vitória ‘de lavada’ na Superterça prova que Trump tem as rédeas do Partido Republicano

Com o triunfo em 14 dos 15 estados, ele conquistou pelo menos 995 delegados e está perto de alcançar, ainda em março, o número mágico de 1.215 que o tornará oficialmente candidato republicano. A mensagem essencial desta Superterça é a de que Trump controla o Partido Republicano e não apenas a sua base de partidários. Pode-se dizer que a legenda aderiu à ala MAGA (a sigla em inglês do movimento […]

today6 de março de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%