G1 Santos

No alto da Ilha Porchat, restaurante une vista e experiência gastronômica; confira receita

today3 de novembro de 2023 8

Fundo
share close

Em 1969, apenas uma casa residencial estava no local. Gilberto Esteves Martins comprou o espaço, fez adaptações e abriu o Terraço Chopp. As pessoas chegavam no local e tomavam um chopp, pediam porções e apreciavam a vista.

“Era um barzinho, tinham poucas mesas, umas mesinhas lá fora. Depois, ele foi comprando os terrenos do lado, pondo mesinhas no chão batido. Ali lotava. Foi fazendo as lajes e foi aumentando”, conta Martha Haddad, esposa de Gilberto.

Gilberto Esteves Martins montou o Terraço Chopp no final da década de 60, em São Vicente — Foto: Arquivo Pessoal



Com a morte do marido, anos após a inauguração do Terraço, Martha assumiu o comando do negócio, com a ajuda do irmão e, depois, dos filhos. Nos anos 70, o espaço foi ampliado, ganhou a discoteca Terraço e a caixa d’água em formato de caneca, que é um dos marcos do restaurante, sendo avistada por toda a orla de Santos e São Vicente.

Além de petiscos, os clientes passaram também a pedir pratos para o almoço e jantar. Com isso, a choperia e o restaurante começaram a servir receitas tradicionais, que também se tornaram um sucesso entre os frequentadores.

Imagem antiga do Terraço Chopp, na década de 80 — Foto: Arquivo Pessoal

“O cardápio teve algumas alterações ao longo dos anos, mas a gente tem uns pratos tradicionais que o pessoal gosta muito, que é a receita do sucesso da casa. Como a casquinha de siri “, explica Luciano, que está no comando da casa junto com a mãe. Segundo ele, um dos mais pedidos é o Abadejo à Terraço. O prato é composto pelo peixe grelhado, batatas cozidas e arroz com frutos do mar (veja a receita a abaixo).

Uma vista exclusiva aliada a uma boa experiência gastronômica fizeram do Terraço uma referência para turistas e moradores da Baixada Santista. “O pessoal almoça, janta e faz essa terapia com essa vista maravilhosa. Voce fica contemplando a vista, já dá aquela acalmada, esquece os problemas. Faz parte da experiência”, fala Luciano.

Martha Haddad comanda o Terraço Chopp há mais de 50 anos — Foto: Alex Ferreira

Aos 81 anos, Martha fala com carinho do legado do marido e de tudo que construiu no alto da Ilha Porchat.

“Eu participei de todas as etapas [..] Tudo a gente gosta, a gente consegue fazer. Tenho uma equipe ótima de funcionários. E a família também”, falou.

Abadejo à Terraço — Foto: Mariane Rossi/g1

Ao g1, o cozinheiro Antônio Costa de Araujo contou que está acostumado a preparar o prato, que é um dos mais pedidos da casa. Ele trabalha há mais de 20 anos no Terraço e mostrou o passo a passo da receita (veja o vídeo no início da reportagem).

Confira abaixo a receita:

  • 800 gramas de abadejo
  • 100 gramas de polvo
  • 100 gramas de lula tubo
  • 100 gramas de camarão
  • 100 gramas de marisco
  • 300 gramas de batatas
  • 1 xícara de arroz cozido
  • molho de tomate a gosto
  • pimentões verde e vermelho a gosto
  • salsinha a gosto
  • cebola picada a gosto
  • alho picado a gosto
  • manteiga a gosto

Modo de preparo: Cozinhe o arroz branco, as batatas e todos os frutos do mar separadamente.

Para fazer o arroz, em uma frigideira, derreta a manteiga. Adicione o alho, a cebola, os pimentões e refogue. Em seguida, coloque os frutos do mar cortados em cubos. Por fim, acrescente o arroz cozido. Mexa bem todos os ingredientes. Desligue o fogo.

Em outra frigideira, coloque um fio de óleo e deixe o peixe grelhar nos dois lados. Tempere com sal a gosto. Em uma panela, derreta a manteiga, adicione as batatas e o sal. Espere dourar. Tempere com salsinha picada.

Para montar o prato, adicione o peixe grelhado, as batatas e o arroz de frutos do mar. Decore com mais camarões, se desejar. Sirva em seguida.

Abadejo à Terraço e a vista de São Vicente, SP — Foto: Alex Ferreira




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

posto-tomba,-teto-de-shopping-desaba-e-telhados-voam-com-rajadas-de-vento-de-151-km/h-no-litoral-de-sp;-videos

G1 Santos

Posto tomba, teto de shopping desaba e telhados voam com rajadas de vento de 151 km/h no litoral de SP; VÍDEOS

Segundo a Prefeitura de Santos, a velocidade máxima das rajadas de vento na cidade foram de 151 km/h, que foi registrada pela Praticagem de Santos. De acordo com o município, não foram registradas ocorrências sobre feridos na cidade. Um posto de combustíveis localizado na Avenida Bartholomeu de Gusmão, na Ponta da Praia de Santos (SP), tombou por conta da ventania. Parte do telhado da Santa Casa de Santos foi filmada […]

today3 de novembro de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%