Em 1969, apenas uma casa residencial estava no local. Gilberto Esteves Martins comprou o espaço, fez adaptações e abriu o Terraço Chopp. As pessoas chegavam no local e tomavam um chopp, pediam porções e apreciavam a vista.
“Era um barzinho, tinham poucas mesas, umas mesinhas lá fora. Depois, ele foi comprando os terrenos do lado, pondo mesinhas no chão batido. Ali lotava. Foi fazendo as lajes e foi aumentando”, conta Martha Haddad, esposa de Gilberto.
Gilberto Esteves Martins montou o Terraço Chopp no final da década de 60, em São Vicente — Foto: Arquivo Pessoal
Com a morte do marido, anos após a inauguração do Terraço, Martha assumiu o comando do negócio, com a ajuda do irmão e, depois, dos filhos. Nos anos 70, o espaço foi ampliado, ganhou a discoteca Terraço e a caixa d’água em formato de caneca, que é um dos marcos do restaurante, sendo avistada por toda a orla de Santos e São Vicente.
Além de petiscos, os clientes passaram também a pedir pratos para o almoço e jantar. Com isso, a choperia e o restaurante começaram a servir receitas tradicionais, que também se tornaram um sucesso entre os frequentadores.
Imagem antiga do Terraço Chopp, na década de 80 — Foto: Arquivo Pessoal
“O cardápio teve algumas alterações ao longo dos anos, mas a gente tem uns pratos tradicionais que o pessoal gosta muito, que é a receita do sucesso da casa. Como a casquinha de siri “, explica Luciano, que está no comando da casa junto com a mãe. Segundo ele, um dos mais pedidos é o Abadejo à Terraço. O prato é composto pelo peixe grelhado, batatas cozidas e arroz com frutos do mar (veja a receita a abaixo).
Uma vista exclusiva aliada a uma boa experiência gastronômica fizeram do Terraço uma referência para turistas e moradores da Baixada Santista. “O pessoal almoça, janta e faz essa terapia com essa vista maravilhosa. Voce fica contemplando a vista, já dá aquela acalmada, esquece os problemas. Faz parte da experiência”, fala Luciano.
Martha Haddad comanda o Terraço Chopp há mais de 50 anos — Foto: Alex Ferreira
Aos 81 anos, Martha fala com carinho do legado do marido e de tudo que construiu no alto da Ilha Porchat.
“Eu participei de todas as etapas [..] Tudo a gente gosta, a gente consegue fazer. Tenho uma equipe ótima de funcionários. E a família também”, falou.
Abadejo à Terraço — Foto: Mariane Rossi/g1
Ao g1, o cozinheiro Antônio Costa de Araujo contou que está acostumado a preparar o prato, que é um dos mais pedidos da casa. Ele trabalha há mais de 20 anos no Terraço e mostrou o passo a passo da receita (veja o vídeo no início da reportagem).
Confira abaixo a receita:
- 800 gramas de abadejo
- 100 gramas de polvo
- 100 gramas de lula tubo
- 100 gramas de camarão
- 100 gramas de marisco
- 300 gramas de batatas
- 1 xícara de arroz cozido
- molho de tomate a gosto
- pimentões verde e vermelho a gosto
- salsinha a gosto
- cebola picada a gosto
- alho picado a gosto
- manteiga a gosto
Modo de preparo: Cozinhe o arroz branco, as batatas e todos os frutos do mar separadamente.
Para fazer o arroz, em uma frigideira, derreta a manteiga. Adicione o alho, a cebola, os pimentões e refogue. Em seguida, coloque os frutos do mar cortados em cubos. Por fim, acrescente o arroz cozido. Mexa bem todos os ingredientes. Desligue o fogo.
Em outra frigideira, coloque um fio de óleo e deixe o peixe grelhar nos dois lados. Tempere com sal a gosto. Em uma panela, derreta a manteiga, adicione as batatas e o sal. Espere dourar. Tempere com salsinha picada.
Para montar o prato, adicione o peixe grelhado, as batatas e o arroz de frutos do mar. Decore com mais camarões, se desejar. Sirva em seguida.
Abadejo à Terraço e a vista de São Vicente, SP — Foto: Alex Ferreira
Publicar comentários (0)